O papel do cooperativismo no fortalecimento da agricultura familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i49.13679

Palavras-chave:

Cooperativas, Agricultura familiar, Mercados institucionais, Sucessão rural

Resumo

As cooperativas são organizações que atuam com vistas ao fomento do processo de desenvolvimento regional e local. O presente estudo tem como objetivo analisar o papel do cooperativismo no fortalecimento da agricultura familiar. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática, usando as bases de dados do Directory of Open Access Journals, SciELO, Periódicos Capes e Google Acadêmico. Integram esta revisão 21 artigos científicos. Os resultados abordam duas questões principais: a primeira diz respeito à atuação das cooperativas como meio para o produtor rural comercializar a sua produção e, assim, ter acesso também aos mercados institucionais; a segunda, enfatiza o cooperativismo como forma de promover a sucessão familiar rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Amaral Moraes, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (FACCAT). Engenheiro Agrônomo (UPF). Mestre em Economia Rural (UFRGS). Doutor em Desenvolvimento Rural (UFRGS)

Patricia Ines Schwab, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharel em Administração (UFFS).

Downloads

Publicado

2019-01-05

Como Citar

Moraes, J. L. A., & Schwab, P. I. (2019). O papel do cooperativismo no fortalecimento da agricultura familiar. Estudos Do CEPE, (49), 67-79. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i49.13679

Edição

Seção

Artigos