O mercado de franquias no Rio Grande do Sul: uma análise das barreiras ao setor

Autores

  • Julio Cesar de Oliveira UFRGS
  • Rodrigo Drebes Scarinci UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i49.13768

Palavras-chave:

Franquias. Mercado. Barreiras de entrada.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo principal analisar as barreiras existentes à entrada no mercado de franquias do Rio Grande do Sul, bem como entender quais os principais motivos, na concepção dos franqueados e possíveis franqueados, para a adoção deste modelo de negócios. Para se atingir o objetivo proposto foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com o intuito de entender as principais barreiras existentes no setor, sendo aplicada entre franqueados e possíveis investidores do mercado de franquias. O estudo concluiu que o mercado de franquias possui como principais barreiras as políticas governamentais, os custos de mudança e a necessidade de capital. No entanto, os empreendedores optam por adquirir uma franquia a fim de não só romper as barreiras de entrada como transformá-las em uma vantagem competitiva para a empresa franqueada.

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Biografia do Autor

Julio Cesar de Oliveira, UFRGS

Departamento de Economia

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Publicado

2019-01-05

Como Citar

Oliveira, J. C. de, & Scarinci, R. D. (2019). O mercado de franquias no Rio Grande do Sul: uma análise das barreiras ao setor. Estudos Do CEPE, (49), 21-37. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i49.13768

Edição

Seção

Artigos