Análise da propensão ao endividamento em um contexto universitário

Autores

  • Nelson Guilherme Machado Pinto Universidade Federal de Santa Maria
  • Vanessa Piovesan Rossato Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i49.13787

Palavras-chave:

Finanças comportamentais, ciclo familiar. Endividamento.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é verificar a propensão ao endividamento das pessoas que estão inseridas no contexto da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões. Foi efetuada uma pesquisa survey com 721 questionários estruturados, contendo 24 questões fechadas. Os procedimentos adotados para análise do estudo fundamentam-se na estatística descritiva. Para com as questões que abordavam as dívidas das pessoas, materialismo e propensão ao endividamento, utilizou-se de testes não paramétricos, restringindo a avaliação para as proposições que eram significativas. Evidências dos resultados corroboram que as mulheres são mais propensas ao endividamento, alienado ao alto índice de materialismo das mesmas. Os respondentes possuem elevada percepção de risco, resultando em um comportamento mais conservador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Guilherme Machado Pinto, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lotado no Departamento de Administração no Campus Palmeira das Missões, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (PPGOP/UFSM). Atualmente é Chefe do Departamento de Administração da UFSM, Coordenador do Grupo de Estudos em Administração Pública, Econômica e Financeira (GEAPEF), participante do Grupo de Extensão e Pesquisa em Estratégia Organizacional (GEPEO) e Líder da linha de pesquisa Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública do PPGOP/UFSM. Doutor em Administração pela UFSM na linha de pesquisa de Economia, Controle e Finanças. Mestre em Administração pela UFSM na linha de pesquisa de Economia, Controle e Finanças. Bacharel em Administração pela UFSM. Atua nos seguintes temas: Administração Pública, Governança Pública, Inadimplência, Análise de Eficiência, Desenvolvimento Regional e Finanças Comportamentais.

Vanessa Piovesan Rossato, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Graduada do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria - Campus de Palmeira das Missões. Participou como consultora de gestão de pessoas da empresa Visão Júnior, uma empresa vinculada a universidade que presta serviços de consultoria aos empreendimentos da cidade. Foi bolsista de iniciação científica FIPE na linha de pesquisa Economia, controle e finanças da Universidade Federal de Santa Maria, dedicando-se a pesquisa e a graduação.

Downloads

Publicado

2019-01-05

Como Citar

Pinto, N. G. M., & Rossato, V. P. (2019). Análise da propensão ao endividamento em um contexto universitário. Estudos Do CEPE, (49), 115-130. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i49.13787

Edição

Seção

Artigos