Uso da modelagem computacional para comparativo entre adição de diferentes percentuais de biodiesel no transporte de resíduos sólidos urbanos

Autores

  • Glauco Oliveira Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Eugênio De Oliveira Simonetto UFSM
  • Luiz Claudio Dalmolin Universidade do Estado de Santa Catarina
  • NILSON RIBEIRO MODRO Universidade do Estado de Santa Catarina
  • RONI STORTI DE BARROS UFSM

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i49.13909

Palavras-chave:

Biodiesel, Modelagem Computacional, Resíduos Sólidos Urbanos

Resumo

Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) se configuram como uma problemática tanto no Brasil como em outras partes do mundo, exigindo que se pense em alternativas de como amenizar seus impactos negativos. No Brasil, a coleta e o transporte dos RSU é feita por meio de veículos movido a diesel. Neste contexto, foi formulada a seguinte hipótese: “A adição de maiores percentuais de biodiesel gerará maior economia financeira para a empresa, além de diminuir a geração de gás carbônico?” Assim, o objetivo deste estudo é comparar o impacto de adição de diferentes percentuais de biodiesel na composição do combustível de veículos de transporte de resíduos sólidos, levando-se em consideração a projeção de mistura de biodiesel do governo brasileiro, comparando cenários com 10%, 15% e 20% de biodiesel nessa composição. Esta comparação foi realizada por meio de simulação de um modelo computacional desenvolvido pelos pesquisadores baseado na , metodologia proposta por Sterman (2000). Na definição das equações e suas relações do modelo de simulação, foi considerado um horizonte de tempo de dez anos. Os resultados revelam que, visto de uma perspectiva financeira, há uma grande diferença existente entre os diferentes percentuais de biodiesel na composição do combustível, demonstrando vantagens na utilização de biodiesel com maior percentual.

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Biografia do Autor

Glauco Oliveira Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Redes de Computadores pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria(2016) e Doutorando pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, participante de pesquisa na área de Sistemas de Informação, Pesquisa Operacional e Sustentabilidade Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de sistemas complexos e ambientais.

Eugênio De Oliveira Simonetto, UFSM

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (1995), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Administração (Área: Sistemas de Informação e Apoio à Decisão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) com reconhecimento pela Universidade do Minho (Portugal) e estágio pós-doutoral sênior em Produção e Sistemas na Universidade do Minho (2016). Atualmente é professor associado no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência nas áreas de modelagem de sistemas de apoio a decisão e gestão da produção.

Luiz Claudio Dalmolin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Agronômica - Faculdades Unidas de Bagé (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí (2013). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciências Ambientais.

NILSON RIBEIRO MODRO, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995), graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor associado da Universidade do Estado de Santa Catarina, onde exerce desde outubro de 2015 a função de Diretor Geral do Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN. Tem experiência na área de Computação e Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade, Geoprocessamento e Sistemas Inteligentes.

RONI STORTI DE BARROS, UFSM

Doutorando em Administração, no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Decisão. Mestre em Gestão de Organizações Públicas. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Administrador na Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

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Publicado

2019-01-05

Como Citar

Rodrigues, G. O., Simonetto, E. D. O., Dalmolin, L. C., MODRO, N. R., & DE BARROS, R. S. (2019). Uso da modelagem computacional para comparativo entre adição de diferentes percentuais de biodiesel no transporte de resíduos sólidos urbanos. Estudos Do CEPE, (49), 80-98. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i49.13909

Edição

Seção

Artigos