Crise fiscal no Rio Grande do Sul: uma investigação dos determinantes da dívida pública estadual no período recente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i50.14212

Palavras-chave:

Finanças estaduais, crise fiscal, dívida pública, Rio Grande do Sul.

Resumo

: O objetivo deste trabalho foi analisar os principais fatores influenciadores da dívida pública do estado do Rio Grande do Sul no período recente. O método adotado de revisão bibliográfica se baseou na análise da literatura especializada e dos dados disponíveis. Os resultados apontam que, a despeito das mudanças recentes no arcabouço legal da gestão pública, o antigo desafio fiscal dos entes subnacionais não foi solucionado. O baixo crescimento econômico, associado à maior expansão dos gastos públicos, têm afetado a magnitude e as características da dívida pública estadual. As mudanças institucionais sugeridas para equacionar o problemático endividamento gaúcho envolvem reformas tributária e previdenciária e a mudança do paradigma de estimação do endividamento, favorecendo a manutenção dos níveis de investimentos e de atividade econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales de Oliveira Costa Viegas, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento de Ciências Econômicas da UFSM. Doutor, Mestre e Graduado em Economia. Técnico em Administração.

Carlos Gilbert Conte Filho, UFSM

Professor do Departamento de Ciências Econômicas da UFSM. Doutor, Mestre e Graduado em Economia.

Vinícius Spirandelli Carvalho, UFSM

Professor do Departamento de Ciências Econômicas da UFSM. Doutor, Mestre e Graduado em Economia. Técnico em Administração.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Viegas, T. de O. C., Conte Filho, C. G., & Carvalho, V. S. (2020). Crise fiscal no Rio Grande do Sul: uma investigação dos determinantes da dívida pública estadual no período recente. Estudos Do CEPE, (50), 57-70. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i50.14212

Edição

Seção

Artigos