Mercado de orgânicos: um experimento de neuromarketing e EyeTracking

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i50.14490

Palavras-chave:

Alimentos orgânicos, neuromarketing, autoestima, congruência, intenção de compra, laddering, eye-tracking.

Resumo

O objetivo do trabalho foi compreender a relação entre autoestima, congruência dos orgânicos e a intenção de compra dos consumidores desse tipo de alimento. Para isso, foi realizado um estudo com duas etapas, a primeira utilizando a técnica laddering com 30 entrevistados a fim de destacar os atributos mais importantes para os consumidores; em sua segunda etapa foi utilizado o equipamento EyeTracker com 20 participantes, com objetivo de identificar o destino de maior interesse dos mesmos, analisado por meio de uma elevada frequência de fixação naquela área. Os resultados da primeira etapa evidenciaram cinco atributos mais importantes, entre eles estão: saboroso, natural, sem agrotóxico, nutritivo e ecologicamente correto. Já na segunda etapa observou-se que a maioria dos participantes apresentaram alta autoestima, com maior apelo atencional em atributos congruentes, assim como também um maior engajamento na intenção de compra.

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Biografia do Autor

Felix Hugo Aguero, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

PROFESSOR NA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Marcella Iaia Perez, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

Ana Paula Martins, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

Luciano Augusto Toledo, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

PROFESSOR NA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Raquel Villegas, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

Aguero, F. H., Perez, M. I., Martins, A. P., Toledo, L. A., & Villegas, R. (2020). Mercado de orgânicos: um experimento de neuromarketing e EyeTracking. Estudos Do CEPE, (50), 96-107. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i50.14490

Edição

Seção

Artigos