FATORES RELACIONAIS E TECNOLÓGICOS COMO DETERMINANTES DA QUALIDADE DO LEITE: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.vi51.14495

Palavras-chave:

Qualidade do Leite, Difusão Tecnológica, Cooperação, Comunicação

Resumo

O leite é considerado uma das principais atividades agropecuárias do Rio Grande do Sul. Os procedimentos adequados para produção de leite de qualidade são difundidos no APL mas ainda há leite sendo produzido abaixo dos padrões de qualidade. A pesquisa visa identificar as condições potencializadoras e os entraves para melhoria da qualidade do leite na Região do Vale do Taquari, para isto adotou-se o método de estudo de caso fazendo associação entre variáveis de análise: comunicação, cooperação, inovação e difusão tecnológica para atingimento de padrões de qualidade. Os resultados identificaram vetores de comunicação que promovem a difusão dos procedimentos e requisitos da qualidade, ações de cooperação e incentivos aos produtores para produção de leite de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Bottoni, Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim.

Mestre em Administração ( PPGA UNISC). MBA Gestão Empreendedora de Negócios (UNIVATES). Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Erechim.

Heron Moreira Begnis, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UNISC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1994), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor da Universidade de Santa Cruz do Sul atuando no Mestrado Profissional em Administração como docente do quadro permanente. Tem experiência na área de Economia e Gestão, com ênfase nos seguintes temas: instituições e economia, desenvolvimento rural, comercialização agrícola, agribusiness, economia regional e agronegócios, estratégia e relacionamentos interorganizacionais.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

Bottoni, J., & Begnis, H. M. (2021). FATORES RELACIONAIS E TECNOLÓGICOS COMO DETERMINANTES DA QUALIDADE DO LEITE: UM ESTUDO DE CASO. Estudos Do CEPE, (51), 03-23. https://doi.org/10.17058/cepe.vi51.14495

Edição

Seção

Artigos