ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA TAXA DE CRESCIMENTO DO SETOR DE FRANQUIAS NO BRASIL E DE SEUS SEGMENTOS

Autores

  • Julio Cesar de Oliveira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.vi51.14710

Palavras-chave:

franquias, mercado, empreendedorismo.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo principal fazer uma análise do crescimento real do mercado de franquias no Brasil entre 2005 e 2019, bem como apontar quais os segmentos desse setor que mais cresceram em 2019. Para atingir o objetivo proposto, avalia-se a taxa de variação do faturamento total anual do setor nesse intervalo de tempo, e a taxa de variação do faturamento anual dos segmentos desse setor no ano de 2019 em relação a 2018. O estudo concluiu que o mercado de franquias apresentou crescimento positivo em todos os anos, evidenciando, no entanto, dois períodos temporais distintos: entre 2005 e 2012 as taxas de crescimento foram mais altas, entre um e dois dígitos, e oscilatórias; enquanto entre 2013 e 2019 as taxas de crescimento foram muito menores e algumas inferiores a um dígito. Por fim, observou-se que os segmentos que mais cresceram, em 2019, em ordem de grandeza, foram Comunicação, Informática e Eletrônicos; Casa e Construção e Serviços e Outros Negócios. No entanto, esses segmentos não corresponderam às primeiras colocações em termos de participação no faturamento total do setor.

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Biografia do Autor

Julio Cesar de Oliveira, UFRGS

Departamento de Economia

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Publicado

2021-11-11

Como Citar

Oliveira, J. C. de. (2021). ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DA TAXA DE CRESCIMENTO DO SETOR DE FRANQUIAS NO BRASIL E DE SEUS SEGMENTOS. Estudos Do CEPE, (51), 44-58. https://doi.org/10.17058/cepe.vi51.14710

Edição

Seção

Artigos