FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES NA HORA DA COMPRA

Autores

  • Wenner Glaucio Lopes Lucena
  • Jacqueline Aragão de Medeiros
  • Alane Lima de Oliveira
  • Simone Pereira da Silva
  • Gileno Fernandes Marcelino

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i33.1556

Palavras-chave:

Consumidores, Processo decisório de compra, Finanças Comportamentais

Resumo

Este trabalho objetiva estabelecer as principais influências comportamentais dos consumidores na hora da compra nas lojas da cidade de Caruaru-PE. A pesquisa foi realizada com consumidores da cidade de Caruaru-PE, no North Shopping, antigo Shopping Caruaru, e no centro da cidade. A amostra dessa pesquisa foram 200 consumidores. Apresentando os seguintes resultados: 50% do público declaram ser o preço o fator determinante ao escolher um produto, quando a qualidade do produto não está em questão. No que diz respeito a satisfazer as necessidades de auto-estima, o status da marca é fator decisivo de influência, com 23% das opiniões. Pela pesquisa aplicada, constata-se que, com 31% do total, o sábado é o dia preferido para fazer compras, pela maior disponibilidade de tempo, de produtos ofertados, quer seja no comércio, nas feiras livres ou nos shoppings da cidade. E há a possibilidade de contar com companhia de terceiros, tornando o ato do consumo mais atrativo. Diante de tudo que foi estudado e analisado nesta pesquisa, concluí-se que o comportamento do consumidor deve ser estudado por todos que ofertem algum produto ou serviço. Uma vez que o mesmo é determinante na decisão de compra e no sucesso de uma empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-06

Como Citar

Lucena, W. G. L., Medeiros, J. A. de, Oliveira, A. L. de, Silva, S. P. da, & Marcelino, G. F. (2011). FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES NA HORA DA COMPRA. Estudos Do CEPE, (33), 93-126. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i33.1556

Edição

Seção

Artigos