O VALOR PERCEBIDO PARA O CONSUMIDOR NAS DIMENSÕES SOCIOAMBIENTAL, ECONÔMICA E TECNOLÓGICA DA CADEIA PRODUTIVA DO BIODIESEL

Autores

  • Denise Maria Martins
  • Ana Cristina de Faria
  • Marco Antonio Pinheiro da Silveira
  • Milton Carlos Farina

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i0.2611

Palavras-chave:

Biodiesel, Valor para o Cliente, Desenvolvimento Sustentável

Resumo

A inclusão do biodiesel como fonte renovável na matriz energética do Brasil, tem demandado esforços e direcionado ações estratégicas na priorização das dimensões socioambientais, econômicas e tecnológicas junto à cadeia produtiva do biodiesel. O objetivo desta pesquisa visa a analisar o valor percebido pelos consumidores finais quanto às dimensões socioambientais, econômicas e tecnológicas na produção de fontes de energias renováveis de combustíveis. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa descritiva, desenvolvida junto a condutores de ônibus identificados como um dos stakeholders da referida cadeia de suprimentos. Constatou-se uma priorização das dimensões social e ambiental, consideradas como principais valores percebidos pelo consumidor, se comparadas com as dimensões econômicas e tecnológicas. Os aspectos identificados como importantes referem-se à redução do efeito estufa, redução das emissões de gases tóxicos, a produção de energia renovável e a geração de emprego. Nota-se com os resultados obtidos, a necessidade de uma organização do conhecimento e produção de informações estratégicas, integrando o consumidor na cadeia produtiva e na construção do desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-08-28

Como Citar

Martins, D. M., Faria, A. C. de, Silveira, M. A. P. da, & Farina, M. C. (2013). O VALOR PERCEBIDO PARA O CONSUMIDOR NAS DIMENSÕES SOCIOAMBIENTAL, ECONÔMICA E TECNOLÓGICA DA CADEIA PRODUTIVA DO BIODIESEL. Estudos Do CEPE, 78-101. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i0.2611

Edição

Seção

Artigos