APRENDIZAGEM E GESTÃO DE ROTINAS NA CADEIA LEITEIRA: ESTUDO COM PRODUTORES DE LEITE DE LAGUNA CARAPÃ – MS

Mariana Prudencio Rezende, Carlos Otávio Zamberlan

Resumo


A atividade pecuária de leite é importante sócio e economicamente para o Brasil e para o estado de Mato Grosso do Sul, pois é geradora de postos de trabalho e é uma atividade exercida por grande parte dos empreendimentos de agricultura familiar. No entanto, a produtividade das propriedades é muito baixa ao comparar com os índices de outros países produtores fazendo-se importante o estudo de inovação e aprendizado dentro das unidades de produção primária. O objetivo desse estudo é verificar a existência de processos de aprendizagem pela prática e gestão de rotinas nas propriedades leiteiras dos produtores pertencentes à Associação dos Produtores de Leite de Laguna Carapã. Como metodologia utilizou-se de um instrumento de coleta de dados que buscou caracterizar os produtores e averiguar a existência de processos de aprendizagem e gestão de rotinas para posterior análise por estatística de tendência central. Concluiu-se que existem processos de aprendizagem pela prática e gestão de rotinas com algumas deficiências.

Palavras-chave


Rotinas; Aprendizagem; Produção Leiteira

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/cepe.v0i39.4036

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