MARKETING DE RELACIONAMENTO: A PERCEPÇÃO DO CLIENTE DA SOUZA CRUZ

Autores

  • Jorne Ricardo Peiter Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Alexandre de Melo Abicht Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB)
  • Alessandra Carla Ceolin Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i41.4465

Palavras-chave:

Marketing, Relacionamento, Satisfação, Clientes, Fumageira.

Resumo

Em meio à crescente preocupação das organizações com as evoluções e as constantes modificações nos processos das empresas, principalmente no que diz respeito à qualidade de seus produtos e serviços, tornou-se necessário realizar estudos sobre formas de aproximação dos clientes e prospecção de novos clientes. Essa prática ganhou uma importância fundamental para agregar valor para a organização, além de compreender cada vez mais as necessidades dos clientes através do marketing de relacionamento. O presente trabalho busca estudar a percepção dos clientes em relação às ferramentas de marketing de relacionamento utilizadas pela empresa Souza Cruz S.A. Para tanto, são apresentados os principais conceitos envolvendo marketing de relacionamento e o processo de fidelização de clientes. A metodologia utilizada foi divida em duas etapas distintas, sendo a primeira exploratória, bibliográfica e qualitativa; e a segunda é descritiva, bibliográfica e quantitativa. A amostra foi de 50 clientes da Souza Cruz. Os resultados apontam que os clientes consideram muito importante o relacionamento com a empresa, o que é comprovado pela média da pesquisa nos atributos de comunicação / atendimento dos colaboradores (4,35 no grau de importância, e 4,58 no grau de satisfação). Na síntese da satisfação geral, a média do grau de satisfação atribuída pela amostragem da pesquisa é de 3,98. Esse percentual foi considerado bom, visto que aproxima-se do item satisfeito (grau 4). Esse resultado pode estar relacionado ao trabalho de relacionamento que a empresa Souza Cruz vem realizando com sua equipe de Trade Marketing, que busca, constantemente, valorizar os seus clientes, para construir relacionamentos fortes e duradouros.

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Biografia do Autor

Jorne Ricardo Peiter, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Administrador, graduado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Alexandre de Melo Abicht, Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB)

Mestre em Agronegócios. Professor na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB)/Curso de Administração, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil e na FACENSA/Curso de Administração, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Alessandra Carla Ceolin, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui doutorado (2011) e Pós-doutorado (2013) em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2001) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) (1996). Atua principalmente com os temas gerenciamento de projetos, sistemas de informação, text mining, datamining, assimetria de informação, inovação, administração rural e agronegócios.

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Publicado

2015-09-24

Como Citar

Peiter, J. R., Abicht, A. de M., & Ceolin, A. C. (2015). MARKETING DE RELACIONAMENTO: A PERCEPÇÃO DO CLIENTE DA SOUZA CRUZ. Estudos Do CEPE, (41), 134-152. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i41.4465

Edição

Seção

Artigos