PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE CURTO PRAZO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS SUPERMERCADISTAS COMPACTAS DO VALE DOS SINOS/RS – BRASIL

Autores

  • Tiago Farias Dias Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Jaime Laufer Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i39.4610

Palavras-chave:

Planejamento Financeiro, Capital de Giro, Supermercado Compacto

Resumo

A pesquisa visa identificar como é realizado o planejamento financeiro das empresas supermercadistas de porte compacto do Vale dos Sinos com mais de 10 anos de existência. O estudo foi dividido em duas etapas, uma qualitativa e outra quantitativa. Na etapa qualitativa, elaborou-se uma entrevista semiestruturada, aplicando-se a uma amostra não-probabilística e por conveniência em 6 (seis) supermercados compactos. Na segunda etapa da pesquisa, quantitativa, de posse dos resultados da etapa anterior, elaborou-se um questionário com perguntas fechadas de múltipla escolha, sendo aplicado o instrumento de coleta de dados em uma amostra não-probabilística e por conveniência em 33 (trinta e três) supermercados. O planejamento financeiro realizado pelas empresas é muito informal, possuem sistema informatizado, porém não o utilizam, não trabalhando com fluxo de caixa e não possuem orçamento de compras. A mesma pessoa que compra controla a parte financeira. Realizam compras especulativas (além da necessidade), para aproveitarem os preços e aumentar sua competitividade. Controlam suas contas a pagar através de pastinhas e atualizam os valores a pagar uma vez por semana. Apesar do planejamento financeiro destas empresas de ser muito informal, mesmo que precariamente, estas possuem determinados controles que contribuíram para sua sobrevivência ao longo dos anos. Aconselha-se estas empresas a passarem a trabalhar com fluxo de caixa, orçamento de compras e a condição de pagamento acertada com o fornecedor e levar em consideração o fluxo de caixa da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Farias Dias, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduação em Administração pela Faccat- Faculdades Integradas de Taquara Mestrado Profissional em Administração pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul Professor do Departamento de Administração da Unisc.

Jaime Laufer, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduação em Administração e Ciências Contábeis; Mestrado em Engenharia de Produção; Professor do Programa de Pós Graduação em Administração da Unisc.

Downloads

Publicado

2014-07-08

Como Citar

Dias, T. F., & Laufer, J. (2014). PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE CURTO PRAZO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESAS SUPERMERCADISTAS COMPACTAS DO VALE DOS SINOS/RS – BRASIL. Estudos Do CEPE, (39), 181-204. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i39.4610

Edição

Seção

Artigos