INOVAÇÃO EM PRODUTO: ESTUDO LEXICAL NAS INDÚSTRIAS GAÚCHAS DE BENEFICIAMENTO DE ARROZ

Carlos Otávio Zamberlan, Paulo Dabdab Waquil, Hélio Henkin

Resumo


O arroz é considerado um importante produto na economia mundial, pois é consumido em vários países e continentes. Todavia, a maior parte dos países consumidores são também produtores e as empresas que o beneficiam enfrentam uma grande concorrência. Para ganhar em competitividade a inovação deve se fazer presente. Este artigo tem como objetivo analisar as inovações em produto por parte das empresas beneficiadoras do Rio Grande do Sul, maior produtor nacional. Para isso, utilizou-se de métodos qualitativos baseados em análise lexical e de conteúdo. Concluiu-se que ocorrem inovações tanto incrementais em produtos existentes, bem como no lançamento de novos produtos visando, também, o fortalecimento de marca, o aumento de opções para o cliente, entre outros motivos.

Palavras-chave


Inovação; Competitividade; Estratégias

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/cepe.v0i40.4916

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo