DETERMINANTES ECONÔMICOS DO VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA

Autores

  • Rômulo José Soares Miranda Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrando em Economia pelo Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.
  • Diego Pierotti Procópio Bacharel em Gestão do Agronegócio e Mestre em Economia, ambos pela Universidade Federal de Viçosa.
  • Francisco Carlos da Cunha Cassuce Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.
  • Jader Fernandes Cirino Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa.

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i41.5056

Palavras-chave:

Setor Elétrico, Índice Setorial de Energia Elétrica (ISS), Brasil

Resumo

Objetivou-se neste estudo avaliar o efeito das variáveis financeiras, econômicas e legais sobre o valor de mercado das empresas que atuam no setor de energia elétrica da economia brasileira. Para a realização do estudo foi utilizada a metodologia de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). O Índice Setorial de Energia Elétrica (IEE) foi utilizado como uma proxy para avaliar o desempenho destas empresas que compõe o setor. Os resultados encontrados apontaram que o valor de mercado destas empresas é influenciado pelas tarifas cobradas pela prestação dos serviços, pelo consumo de eletricidade no país e também pela taxa de juros. Além disso, verifica-se também que as mudanças institucionais e regulatórias são importantes determinantes do valor de mercado destas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-15

Como Citar

Miranda, R. J. S., Procópio, D. P., Cassuce, F. C. da C., & Cirino, J. F. (2015). DETERMINANTES ECONÔMICOS DO VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA. Estudos Do CEPE, (41), 28-45. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i41.5056

Edição

Seção

Artigos