Dinâmicas Regionais de Organização dos Mercados Urbanos de Trabalho: uma análise a partir dos mercados de trabalho nas cidades da Microrregião de Santa Cruz do Sul (RS).

Autores

  • Marco Andre Cadoná UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i41.6195

Palavras-chave:

Dinâmicas regionais, mercado de trabalho, emprego, desemprego, condições de trabalho.

Resumo

O artigo analisa como dinâmicas regionais de desenvolvimento condicionam a organização dos mercados de trabalho, mas, também, as condições de trabalho das pessoas que vivem do trabalho. Tomando como referência empírica uma pesquisa realizada em cidades da Microrregião de Santa Cruz do Sul (RS), cuja economia é fortemente dependente da produção agroindustrial de tabaco, atenta-se para o modo como as particularidades regionais contribuem para a definição das formas de empregabilidade e de uso da força-de-trabalho, mas, também e inclusive, das formas de desemprego.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Andre Cadoná, UNISC - UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Graduado em Filosofia (UNIJUÍ), com Mestrado em Sociologia (UFRGS) e Doutorado em Sociologia Política (UFSC), é professor e pesquisador na Universidade de Santa Cruz do Sul, onde atua no Departamento de Ciências Humanas e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Cadoná, M. A. (2015). Dinâmicas Regionais de Organização dos Mercados Urbanos de Trabalho: uma análise a partir dos mercados de trabalho nas cidades da Microrregião de Santa Cruz do Sul (RS). Estudos Do CEPE, (41), 87-102. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i41.6195

Edição

Seção

Artigos