MUDANÇAS DE MÉTODO DE CUSTEIO E O IMPACTO NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL: UM ESTUDO QUALITATIVO
DOI:
https://doi.org/10.17058/cepe.v0i42.6208Palavras-chave:
Métodos de custeio. Unidade de Esforço de Produção. Contabilidade gerencial. Estratégia.Resumo
RESUMO A presente pesquisa consiste em identificar os impactos causados no Sistema de Informações Gerenciais com a mudança de método de Custeio Variável para Unidade de Esforço de Produção (UEP), mediante a realização de um Estudo de caso em uma indústria de alimentos. Os dados foram coletados mediante análise documental e entrevistas em profundidade com dois diretores. Fundamentado em referencial teórico relacionado à evolução da informação contábil para fins gerenciais (JOHNSON e KAPLAN, 1993; ALLORA, 1996; WERNKE, 2008), os indicadores de desempenho relativos aos dois períodos (antes e após mudança do método de custeio) foram analisados. Os resultados sugerem que o ordenamento de informações, fundamental à implantação do método UEP, provocou alterações nos mecanismos de controles da organização, entretanto, ainda falta uma visão holística e a integração com a gestão estratégica. Adicionalmente, reiteramos a máxima de que não existe método de custeio mais adequado ou mais preciso; existem, sim, métodos mais apropriados à gestão da organização se integrados ao processo de estratégia organizacional. Palavras-chave: Métodos de custeio. Unidade de Esforço de Produção. Contabilidade gerencial. Estratégia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-11-18
Como Citar
Fontoura, F. B. B., & Cardoso, R. L. (2015). MUDANÇAS DE MÉTODO DE CUSTEIO E O IMPACTO NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL: UM ESTUDO QUALITATIVO. Estudos Do CEPE, (42), 95-112. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i42.6208
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.