MUDANÇAS DE MÉTODO DE CUSTEIO E O IMPACTO NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL: UM ESTUDO QUALITATIVO

Autores

  • Fernando Bandeira Batista Fontoura Unisc
  • Ricardo Lopes Cardoso EBAPE-FGV

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i42.6208

Palavras-chave:

Métodos de custeio. Unidade de Esforço de Produção. Contabilidade gerencial. Estratégia.

Resumo

RESUMO A presente pesquisa consiste em identificar os impactos causados no Sistema de Informações Gerenciais com a mudança de método de Custeio Variável para Unidade de Esforço de Produção (UEP), mediante a realização de um Estudo de caso em uma indústria de alimentos. Os dados foram coletados mediante análise documental e entrevistas em profundidade com dois diretores. Fundamentado em referencial teórico relacionado à evolução da informação contábil para fins gerenciais (JOHNSON e KAPLAN, 1993; ALLORA, 1996; WERNKE, 2008), os indicadores de desempenho relativos aos dois períodos (antes e após mudança do método de custeio) foram analisados. Os resultados sugerem que o ordenamento de informações, fundamental à implantação do método UEP, provocou alterações nos mecanismos de controles da organização, entretanto, ainda falta uma visão holística e a integração com a gestão estratégica. Adicionalmente, reiteramos a máxima de que não existe método de custeio mais adequado ou mais preciso; existem, sim, métodos mais apropriados à gestão da organização se integrados ao processo de estratégia organizacional. Palavras-chave: Métodos de custeio. Unidade de Esforço de Produção. Contabilidade gerencial. Estratégia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Bandeira Batista Fontoura, Unisc

Contador, mestre em administração FGV, Doutorando em Desenvolvimento Regional-organizações e mercados, professor do departamento de ciências contábeis da Unisc.

Ricardo Lopes Cardoso, EBAPE-FGV

Doutor em Ciências Contábeis, professor Da EBAPE-FGV

Downloads

Publicado

2015-11-18

Como Citar

Fontoura, F. B. B., & Cardoso, R. L. (2015). MUDANÇAS DE MÉTODO DE CUSTEIO E O IMPACTO NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL: UM ESTUDO QUALITATIVO. Estudos Do CEPE, (42), 95-112. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i42.6208

Edição

Seção

Artigos