BEM-ESTAR FINANCEIRO: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL DO COMPORTAMENTO MARANHENSE

Autores

  • Anna Paula Carvalho Diniz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Ani Caroline Grigion Potrich Universidade Federal de Santa Maria
  • Jéssica Pulino Campara Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i42.6317

Palavras-chave:

bem-estar financeiro, fatores comportamentais, variáveis socioeconômicas e demográficas.

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar a influência de fatores comportamentais (materialismo, comportamento financeiro, atitude financeira e conhecimento financeiro) e das variáveis socioeconômicas e demográficas (gênero, idade, estado civil, filhos, escolaridade, raça, ocupação e renda) no bem-estar financeiro. O cenário da pesquisa é a cidade de São Luís, localizada no estado do Maranhão, onde se obteve 629 questionários válidos. Para a análise dos dados aplicou-se a estatística descritiva, a análise fatorial exploratória e a regressão linear múltipla. Os resultados indicam que os maranhenses estão insatisfeitos com sua situação financeira, apresentando um baixo nível de bem-estar financeiro, sendo este influenciado positivamente por aspectos relacionados ao investimento e poupança, à atitude financeira de controle e à idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Paula Carvalho Diniz, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2013), Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina.

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal de do Rio Grande do Sul (2006). Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM.

Ani Caroline Grigion Potrich, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria e Professora Assistente da Universidade Federal de Santa Maria.

Jéssica Pulino Campara, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2015-12-02

Como Citar

Diniz, A. P. C., Vieira, K. M., Potrich, A. C. G., & Campara, J. P. (2015). BEM-ESTAR FINANCEIRO: UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL DO COMPORTAMENTO MARANHENSE. Estudos Do CEPE, (42), 186-202. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i42.6317

Edição

Seção

Artigos