Influência do clima ético sobre o comprometimento organizacional dos servidores de uma universidade federal

Autores

  • Alexandre Severino Pereira Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Cristianne Pereira Cunha Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Júlio Cesar Pompeu

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i43.6462

Palavras-chave:

Clima ético, Comprometimento organizacional, Universidade Federal, Servidores públicos, Estatística multivariada

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar se o clima ético influencia o comprometimento organizacional de servidores de uma universidade federal. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa em que foi aplicado um questionário a 248 servidores. O instrumento foi formulado a partir de escalas internacionalmente reconhecidas e continha assertivas sobre clima ético e comprometimento organizacional. Os dados obtidos foram analisados com recursos de estatística descritiva e multivariada. A utilização da técnica de Análise Fatorial permitiu identificar quatro dimensões do clima ético e três dimensões do comprometimento organizacional. Os resultados obtidos com a aplicação da técnica de Regressão Múltipla confirmaram a influência do clima ético sobre o comprometimento organizacional. A dimensão “Suporte” do clima ético apresentou influência positiva sobre o componente “Afetivo” do comprometimento organizacional. O clima ético denominado “Regras, Leis e Códigos” afetou as dimensões “Afetiva” e “Calculativa” do comprometimento. Por sua vez o clima ético “Sucesso e Eficiência” mostrou-se um antecedente de influência positiva sobre o comprometimento “Normativo”.

Biografia do Autor

Alexandre Severino Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestre em Gestão Pública pelo PPGGP/CCJE/UFES. Técnico-administrativo em Educação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - UFES. Coordenador de Gestão da Informação - PROGEP/UFES

Cristianne Pereira Cunha, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestre em Gestão Pública pelo PPGGP/CCJE/UFES. Técnico-administrativo em Educação do CCJE/UFES.

Júlio Cesar Pompeu

Doutor em Psicologia pelo PPGPSI/CCHN/UFES. Professor do PPGGP/CCJE/UFES.

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Publicado

2016-01-10

Edição

Seção

Artigos