Cultura de consumo e valores pessoais do consumidor: resgate de contribuições científicas e uma avaliação crítica

Autores

  • Eduardo Santos Rocha Zafaneli
  • Irene Raguenet Troccoli
  • Patricia Leite da Silva Scatulino

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i43.6852

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Cultura do Consumo, Valores Pessoais

Resumo

O objetivo desse estudo qualitativo é verificar o atual estado da arte da pesquisa acadêmica de Marketing sobre cultura de consumo e sobre valores pessoais do consumidor, por meio de levantamento bibliográfico das obras de autores recentes e ou considerados seminais. Após esse levantamento foi elaborada análise crítica a respeito das ideias garimpadas, salientando que a cultura é uma espécie de personalidade de uma sociedade. Formada pelo acúmulo de significados, de rituais, de normas e de tradições, compartilhados entre os membros de uma organização ou de uma sociedade, conclui-se que ela se tornou responsável por um sistema que reproduz significações sociais.

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Publicado

2016-01-10

Edição

Seção

Artigos