DESIGUALDADE DE RENDA NAS MICRORREGIÕES DO VALE DO JEQUITINHONHA – MINAS GERAIS

Autores

  • Maria Isabel Schierholt Universidade Federal de Viçosa-MG
  • Geraldo Edmundo Silva, Jr. Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i44.7315

Palavras-chave:

desigualdade-desenvolvimento-crescimento

Resumo

O presente trabalho estudou os fatores determinantes da desigualdade de renda nas microrregiões do Vale do Jequitinhonha e, baseando-se em diferentes medidas de desigualdade, no teste da hipótese do U-invertido de Kuznets e, utilizando-se a metodologia de dados de painel, verificou-se que a região apresenta restrições importantes corroboradas pela verificação da hipótese de Kuznets-Oshima. Foi verificado, também, que a relação entre que os diferentes setores estariam em diferentes estágios da função U-invertido. Portanto, políticas que vislumbrem a redução de disparidades regionais devem levar em conta a diversidade e os estágios de desenvolvimento dos municípios da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Schierholt, Universidade Federal de Viçosa-MG

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa-MG.

Geraldo Edmundo Silva, Jr., Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (1990), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos - Campus de Sorocaba-SP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFSCar-Sorocaba possui experiência na área de Teoria Econômica, com ênfase em Métodos Matemáticos em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: política monetária, política comercial, inflação, crescimento econômico, política fiscal e política cambial e aplicações de jogos em economia.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Schierholt, M. I., & Silva, Jr., G. E. (2016). DESIGUALDADE DE RENDA NAS MICRORREGIÕES DO VALE DO JEQUITINHONHA – MINAS GERAIS. Estudos Do CEPE, (44), 17-38. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i44.7315

Edição

Seção

Artigos