Benefícios de um plano de remuneração estratégico para uma empresa de médio porte

Autores

  • Rodrigo Marques de Almeida Guerra Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Lidiane Friderichs Pereira Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Maria Emília Camargo Universidade de Caxias do Sul (UCS)

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i43.7351

Palavras-chave:

Remuneração estratégica, Desempenho, Plano de remuneração

Resumo

Este estudo tem o objetivo de identificar benefícios de um plano de remuneração estratégica para funcionários da área de produção de uma empresa de médio porte do segmento plástico. O instrumento de coleta de dados foi desenvolvido sob a ótica da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), tendo sido adaptado do modelo de Wood Jr. e Picarelli Filho (1999) e Della Rosa (2000). Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores da empresa investigada. Para tanto, aplicou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, por meio da estratégia de pesquisa estudo de caso. Os principais resultados do estudo foram os seguintes: diminuição da rotatividade e absenteísmo; aumento da retenção de funcionários; melhor satisfação e desempenho dos empregados; e maior engajamento da equipe.

Biografia do Autor

Rodrigo Marques de Almeida Guerra, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil, com Ampla Associação com a Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2014-Atual). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Atualmente, é Professor do Curso de Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Lidiane Friderichs Pereira, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduada em Administração na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil.

Maria Emília Camargo, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Professora e Coordenadora do Mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Professora e Coordenadora do Doutorado em Administração em associação entre a Universidade de Caxias do Sul e PUCRS.

Downloads

Publicado

2016-01-10

Edição

Seção

Artigos