Conselhos gestores de políticas públicas sob o enfoque da teoria das organizações: aproximações teórico-conceituais

Autores

  • Fernanda Gabriela Gandra Pimenta Magalhães Universidade Federal de Viçosa
  • Wesley de Almeida Mendes Universidade Federal de Viçosa
  • Tarrara Alves da Silva Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i43.7438

Palavras-chave:

Conselhos Gestores, Teoria Organizacional, Gestão Social

Resumo

Este estudo realiza aproximações teórico-conceituais entre teoria organizacional e conselhos, propondo um aprofundamento das diferentes perspectivas do objeto. São apresentadas interfaces entre o objeto e teoria, seguida das aproximações entre os mesmos e as temáticas da teoria das organizações. Busca demonstrar pelos pontos de interseção apresentados, a contribuição dos estudos organizacionais para o entendimento desse objeto. Concluiu-se que as diferentes perspectivas apresentadas são complementares, indicando que os conselhos, instâncias permeadas por conflitos de poder e questões culturais, constituem-se nova forma organizacional que é implementada via redes de parcerias entre sociedade e Estado. Infere-se também que a institucionalização dos conselhos abarca de um novo momento e forma de gestão pública, desenvolvida sob a lógica da ação racional substantiva e paradigma humanista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Gabriela Gandra Pimenta Magalhães, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Viçosa, bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2014), durante a graduação atuou como Gerente de Custos da Cace Consultoria Jr (2011), bolsista em iniciação científica nos projetos Laboratório de Práticas Administrativas (2012/2013) e Inovação no Microcrédito: Estado e Sociedade Civil nas Políticas Públicas de microfinanças (2013/2014) e como consultora empresarial financeira e de Marketing pela Cace Consultoria Jr (2013)

Wesley de Almeida Mendes, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Bacharel em Administração pela Faculdade Governador Ozanam Coelho. Possui experiência em pesquisas do comportamento do consumidor e, atualmente, realiza pesquisas referentes à Administração Pública e qualidade de vida. Membro do Grupo de Estudos Administração Pública e Gestão Social (APGS). Foi Técnico em Segurança do Trabalho no Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador (CEREST), da Prefeitura Municipal de Ubá e exerceu a função de Auxiliar Administrativo no Serviço Social da Indústria de Ubá (SESI - FIEMG).

Tarrara Alves da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste - MG (2011) e Especialização em Controladoria e Finanças pela UFV (2014). Experiência profissional como professora de cursos superiores e técnicos, coordenadora financeira, compradora e gestora de estoques industriais

Downloads

Publicado

2016-01-10

Como Citar

Gandra Pimenta Magalhães, F. G., de Almeida Mendes, W., & Alves da Silva, T. (2016). Conselhos gestores de políticas públicas sob o enfoque da teoria das organizações: aproximações teórico-conceituais. Estudos Do CEPE, (43), 23-34. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i43.7438

Edição

Seção

Artigos