AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA FURB SOBRE O CONCEITO DE INOVAÇÃO E O PAPEL DO NIT EM UMA UNIVERSIDADE

Autores

  • Ilisangela Mais
  • Luciano Castro de Carvalho
  • Denise Del Prá Netto Machado
  • Micheline Gaia Hoffmann

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i28.756

Palavras-chave:

Inovação. Núcleo de Inovação Tecnológica. Parceria Universidade x Empresa.

Resumo

A proposta deste trabalho foi verificar junto aos professores doutores vinculados à Universidade Regional de Blumenau (FURB), pertencentes ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) qual a percepção da inovação em sua área de pesquisa e quais as características mais importantes de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Realizou-se uma pesquisa junto aos professores doutores em atividade, levantando aspectos como o interesse em desenvolver pesquisas em parcerias com empresas e sua visão sobre o papel de um NIT como agente de incentivo à inovação. A pesquisa foi realizada por meio de questionário eletrônico, composto de perguntas abertas e fechadas, com 33 respondentes. Os resultados demonstraram um ambiente favorável à inovação na área. Os conceitos de inovação apresentados são relativamente abrangentes, incluindo melhoria da qualidade, interação de sistemas para resolução de problemas, eficiência, além de desenvolvimento de produtos, processos e tecnologias. O papel mais importante de um NIT foi indicado como sendo a prospecção de potenciais interessados em desenvolver projetos com a Universidade, coerente com as indicações de que 75% dos respondentes já desenvolveram trabalhos junto a empresas e que 97% deles manifestaram interesse nesse tipo de parceria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-15

Como Citar

Mais, I., Carvalho, L. C. de, Machado, D. D. P. N., & Hoffmann, M. G. (2009). AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA FURB SOBRE O CONCEITO DE INOVAÇÃO E O PAPEL DO NIT EM UMA UNIVERSIDADE. Estudos Do CEPE, (28), 52-73. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i28.756

Edição

Seção

Artigos