O efeito da turbulência tecnológica no sucesso de novos produtos

Autores

  • Mirela Jeffman dos Santos Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Marcelo Gattermann Perin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Cláudio Hoffmann Sampaio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i43.7639

Palavras-chave:

marketing, inovação, estratégia, pesquisa quantitativa,

Resumo

O estudo visa analisar a influência das orientações ao consumidor (OC), à aprendizagem (OA) e à inovação (OI) na habilidade de desenvolvimento de novos produtos (HDNP), e desta no sucesso de novos produtos (SNP), bem como a influência da turbulência tecnológica (TT) na relação entre a HDNP e o SNP. Por meio de levantamento realizado com empresas industriais brasileiras, verificou-se efeito positivo da OC, OA e OI na HDNP e desta no SNP. Constatou-se ainda que a OI é o antecedente de maior efeito na HDNP e que a TT modera positivamente a relação entre a HDNP e o SNP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirela Jeffman dos Santos, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Administração pela PUCRS. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Marcelo Gattermann Perin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Doutor em Administração pela UFRGS. Professor dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Cláudio Hoffmann Sampaio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela UFRGS. Professor dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2016-01-10

Como Citar

Santos, M. J. dos, Perin, M. G., & Sampaio, C. H. (2016). O efeito da turbulência tecnológica no sucesso de novos produtos. Estudos Do CEPE, (43), 119-135. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i43.7639

Edição

Seção

Artigos