PERCEPÇÃO DA QUALIDADE NO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO URBANO E DE SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS NO DISTRITO FEDERAL - DF - BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i44.7851

Palavras-chave:

Análise multicritério, Transporte público Urbano, Ônibus, Qualidade de serviço, Impactos ambientais, Distrito Federal.

Resumo

Esta pesquisa analisou a qualidade no serviço de transporte público coletivo por ônibus e seus impactos ambientais no Distrito Federal, Brasil. Para isso foi realizado um survey com uma amostra constituída por 200 respondentes entre usuários e funcionários das empresas de ônibus. A análise e transformação dos dados qualitativos em quantitativos foram feitas a partir de uma metodologia de análise multicritério que tem uma abordagem construtivista (MCDA-C). O desempenho considerando a percepção global foi de -7 pontos e está na faixa entre o resultado péssimo e o indiferente. Esses achados indicam necessidades de melhorias no serviço de transporte público coletivo por ônibus no Distrito Federal. Palavras chaves: Análise multicritério; Transporte público; Ônibus; Qualidade de serviço; Impactos ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Policarpo Francisco Quipungo, Universidade de Brasília (UnB)

Bacharel em Administração de Empresas/Transportes pela Universidade de Brasília.

Bruno Alexandre Braga, Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Executivo da Pós-graduação em Administração de Empresas da Faculdade Getúlio Vargas (FGV).

Evaldo Cesar Cavalcante Rodrigues, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Transportes/Logística pela Universidade de Brasília (UnB); Professor e subchefe do Departamento de Administração da Universidade de Brasília.

Carlos Rosano Peña, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorado - PhD em economia pela Universidade Russa Amizade dos Povos (PFUR) Professor e chefe do Departamento de Administração; Professor do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Quipungo, P. F., Braga, B. A., Rodrigues, E. C. C., & Peña, C. R. (2016). PERCEPÇÃO DA QUALIDADE NO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO URBANO E DE SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS NO DISTRITO FEDERAL - DF - BRASIL. Estudos Do CEPE, (44), 100-112. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i44.7851

Edição

Seção

Artigos