Influência da liquidez sobre a rentabilidade: análise das empresas listadas no INDX no período de 2005 a 2013

Autores

  • Graciele Turra Marques Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS)
  • Bruno Milani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i45.7866

Palavras-chave:

Índices Financeiros, Rentabilidade, Liquidez.

Resumo

O presente artigo teve o objetivo de verificar se o retorno das empresas industriais é afetado pela variação da liquidez. Com dados das empresas listadas no Índice Setorial de Empresas Industriais (INDX), índices de liquidez foram analisados como variáveis independentes e os indicadores ROE, ROA e ROI, como variáveis dependentes. Os resultados empíricos encontrados indicam que a análise da relação rentabilidade-liquidez é sensível apenas em partes, pois os indicadores dependentes ROA e ROE não demonstraram sofrer influência alguma dos indicadores de Liquidez. No entanto para a variável ROI foi verificada relação negativa com indicadores de liquidez, evidenciando relação negativa entre os mesmos, demonstrando redução da rentabilidade com o aumento da liquidez, conforme esperado pela teoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciele Turra Marques, Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS)

Especialista em Gestão de Finanças e da Informação pela Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS).

Bruno Milani, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Professor do eixo de Gestão e Negócios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha; Doutor em Administração pelo PPGA-UFSM (Linha de Pesquisa: Economia, Controle e Finanças).

Downloads

Publicado

2017-06-27

Como Citar

Marques, G. T., & Milani, B. (2017). Influência da liquidez sobre a rentabilidade: análise das empresas listadas no INDX no período de 2005 a 2013. Estudos Do CEPE, (45), 143-159. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i45.7866

Edição

Seção

Artigos