Proposta de utilização do biodiesel em tratores de uma instituição de ensino superior: uma simulação computacional

Autores

  • Glauco Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Jardel Romeu Schneider Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriano Pereira Universidade Federal de Santa Maria
  • Eugenio De Oliveira Simonetto Universidade Federal de Santa Maria
  • Mauri Lobler Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcelo Trevisan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i45.8248

Palavras-chave:

Biodiesel, Dinâmica de Sistemas, Modelagem Computacional, Sustentabilidade, Vensim PLE.

Resumo

Este artigo propõe o desenvolvimento de um modelo para o aproveitamento do óleo vegetal pós-uso como matéria-prima para a geração de biodiesel, e utilização deste combustível em tratores de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Espera-se, dessa forma, reduzir os potenciais impactos ambientais advindos da destinação incorreta deste composto vegetal, e os impactos da queima do óleo diesel mineral, bem como reduzir os custos para a aquisição de combustível para os tratores. Para tanto, simulou-se a geração de biodiesel e a sua utilização nos tratores da IES, a partir do óleo vegetal pós-uso, em um horizonte de 4 anos. O modelo foi desenvolvido por meio do Software Vensim PLE, e foram simulados 3 cenários distintos: cenário A (biodiesel a 5%); cenário B (biodiesel a 8%); e cenário C (biodiesel a 12%). Os resultados obtidos, por meio da simulação computacional, demonstram que o reaproveitamento do óleo vegetal pós-uso para a produção de biodiesel promove a redução do impacto ambiental, em relação a poluição da água e do ar, bem como a economia financeira, em virtude da menor necessidade de aquisição de óleo mineral. A simulação mostrou que os cenários com maior percentual de biodiesel na mistura trazem melhores resultados nos três fatores analisados, sugerindo que a IES busque utilizar esse combustível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauco Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Redes de Computadores pela Universidade Federal de Santa Maria(2014. experiência na área de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de sistemas complexos e ambientais. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria

Jardel Romeu Schneider, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Administração do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM). Especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Administrador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral, Administração Pública, Organizações Públicas e Administração de Empresas, atuando em diversos temas, entre eles: Pesquisa Científica e Tecnológica, Administração Geral, Administração Pública, Organizações Públicas, Administração de Empresas, Mapeamento de Processos, Fluxogramação, Comunicação Interna, Direito Tributário, Benefícios Fiscais e Tributários, Importação, Administração Financeira, Análise de Investimentos (Bolsa de Valores e outros), Sistemas de Informação, Gestão de Projetos, Lixo Eletrônico, System Dynamics, etc.

Adriano Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Computação e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente Analista de Tecnologia da Informação, na Divisão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro de Processamento de Dados da UFSM, atuando com desenvolvimento Java para a Web.

Eugenio De Oliveira Simonetto, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (1995), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Administração (Área: Sistemas de Informação e Apoio à Decisão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e estágio pós-doutoral no PPGTE da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de sistemas complexos e ambientais.

Mauri Lobler, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Maria. Desde 2014 é Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi Vice-Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM de 2006 a 2014. Coordenador do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria no período de 1997 a 1999 e de 2005 a 2006. Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM no período de 1999 a 2001. Já participou de mais de oitenta projetos de pesquisa, ensino e extensão com a temática em decisão, informação, administração e sistemas de informações. Líder do Tema 06 - Processo Decisório e Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) ? da área de ADI - Administração da Informação da ANPAD. Participante em três grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: Grupo de pesquisa Sistemas e Mercado. Instituição:UFSM; Grupo de pesquisa: Tecnologias da Informação e Decisão. Instituição:UFSM. Grupo de Pesquisa em Tomada de Decisão. Instituição:PUCRS; Avaliador de artigos da REAd (Revista Eletrônica de Administração editada pelo PPGA/EA/UFRGS), da Revista Brasileira de Gestão de Negócios, do International Journal of educational Administration and Policy Studies e da JISTEM (Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação), dentre outros.

Marcelo Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é pesquisador colaborador em grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integrante de projeto de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Socioambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia industrial, desenvolvimento sustentável, gestão ambiental, inovação.

Downloads

Publicado

2017-06-27

Como Citar

Rodrigues, G. O., Schneider, J. R., Pereira, A., Simonetto, E. D. O., Lobler, M., & Trevisan, M. (2017). Proposta de utilização do biodiesel em tratores de uma instituição de ensino superior: uma simulação computacional. Estudos Do CEPE, (45), 74-91. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i45.8248

Edição

Seção

Artigos