Características da formação do preço de venda no segmento comercial de implementos agrícolas
DOI:
https://doi.org/10.17058/cepe.v0i45.8481Palavras-chave:
Preço. Venda. Custo. Lucro.Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar as características do processo de formação do preço de venda em empresas do segmento de implementos agrícolas. Busca-se verificar os fatores que envolvem a formação do preço de venda e analisar de que forma as estratégias utilizadas pelas empresas podem contribuir ou não em seu resultado financeiro. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, a partir de levantamento de dados, junto a onze empresas (comerciais e/ou industriais) localizadas na região norte e serra do Estado do Rio Grande do Sul. A coleta de informações foi desenvolvida a partir de um questionário composto de questões fechadas, com a finalidade de identificar o perfil das empresas e a caracterização da formação do preço de venda desenvolvido. Os resultados mostraram que o custo é a principal base de dado para a formação do preço de venda, sendo que há também preocupação com relação ao preço de mercado, visando sempre a maximização dos lucros. Com base nos resultados, verifica-se que as características da formação de preços em empresas deste segmento estão pautadas no custo dos produtos, sofrendo a influência dos fornecedores e da concorrência, além de questões relacionadas à demanda. Contudo, ressalta-se a necessidade de um sistema de controle de custos adequado para que o método baseado em custos seja efetivo no processo de formação de preços, contribuindo para o resultado financeiro das empresas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-06-27
Como Citar
Guth, S. C., & Salvador, A. B. (2017). Características da formação do preço de venda no segmento comercial de implementos agrícolas. Estudos Do CEPE, (45), 18-34. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i45.8481
Edição
Seção
Artigos