Características da formação do preço de venda no segmento comercial de implementos agrícolas

Autores

  • Sergio Cavagnoli Guth UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS
  • Alexandre Benetti Salvador Profissional Liberal

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i45.8481

Palavras-chave:

Preço. Venda. Custo. Lucro.

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar as características do processo de formação do preço de venda em empresas do segmento de implementos agrícolas. Busca-se verificar os fatores que envolvem a formação do preço de venda e analisar de que forma as estratégias utilizadas pelas empresas podem contribuir ou não em seu resultado financeiro. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, a partir de levantamento de dados, junto a onze empresas (comerciais e/ou industriais) localizadas na região norte e serra do Estado do Rio Grande do Sul. A coleta de informações foi desenvolvida a partir de um questionário composto de questões fechadas, com a finalidade de identificar o perfil das empresas e a caracterização da formação do preço de venda desenvolvido. Os resultados mostraram que o custo é a principal base de dado para a formação do preço de venda, sendo que há também preocupação com relação ao preço de mercado, visando sempre a maximização dos lucros. Com base nos resultados, verifica-se que as características da formação de preços em empresas deste segmento estão pautadas no custo dos produtos, sofrendo a influência dos fornecedores e da concorrência, além de questões relacionadas à demanda. Contudo, ressalta-se a necessidade de um sistema de controle de custos adequado para que o método baseado em custos seja efetivo no processo de formação de preços, contribuindo para o resultado financeiro das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Cavagnoli Guth, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Aveiro Portugal (2012), reconhecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - (2013); Mestre em Ciências Contábeis "ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - CONTROLADORIA" pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005); Especialista em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Passo Fundo (1998); Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (1996). Professor da Universidade de Caxias do Sul, (Graduação e Pós Graduação Stricto Sensu PPGA e Lacto Sensu) e do Instituto de Ciências Sociais para Educação Corporativa ICSEC, (Pós Graduação Lacto Sensu). È escritor. È pesquisador da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO, da Universidade de Caxias do Sul - UCS; da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, e Unidade de Investigação Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), da Universidade de Aveiro. Atua como assessor e consultor de empresas no Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nas áreas de gestão empresarial. Tem experiência nas áreas de Economia, Contabilidade e Administração, com ênfase em Gestão do Controle, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de riscos, gerenciamento de custos, gestão financeira, gestão tributária, empreendedorismo, planejamento, controles de gestão e sistema de informações.

Alexandre Benetti Salvador, Profissional Liberal

Consultor Empresarial

Downloads

Publicado

2017-06-27

Como Citar

Guth, S. C., & Salvador, A. B. (2017). Características da formação do preço de venda no segmento comercial de implementos agrícolas. Estudos Do CEPE, (45), 18-34. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i45.8481

Edição

Seção

Artigos