Inovação em serviços: divergências e similaridades com o setor industrial

Autores

  • Clara Suzana Cardoso Braga PPAC-UFC Universidade Federal do Ceará
  • Silvia Maria Dias Pedro Reboucas PPAC-UFC Universidade Federal do Ceará
  • Jose Carlos Lazaro Silva Filho PPAC-UFC Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0002-8227-5491

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i46.8597

Palavras-chave:

INOVAÇÃO, PINTEC, Obstáculos a INOVAÇÃO

Resumo

Este trabalho tem como objetivo comparar variáveis relacionadas à inovação,entre empresas inovadoras do setor industrial e do setor de serviços brasileiro, apresentando o comportamento das variáveis de pesquisa em ambos os setores, considerando a perspectiva de estudo no Brasil. A pesquisa pode ser enquadrado na dimensão epistemológica positivista descritiva e utiliza estatística descritiva, testes de Média aplicada aos dados secundários não agregados da Pesquisa de Inovação – PINTEC 2011,acessados na sede do IBGE-RJ.Os resultados da análise identificam que das 48 variáveis pesquisadas 21 tiverem comportamento similar entre as empresas inovadoras do setor industrial e o setor de serviços, logo possibilita afirmar que diferenças de inovação entre a indústria e serviços podem ter sido exageradas em pesquisas anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Suzana Cardoso Braga, PPAC-UFC Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará, possui Mestrado em Administração e Controladoria também pela Universidade Federal do Ceará (2015). Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e graduação em Tecnologia em Gestão Financeira pela Faculdade Oboe (2012). Atualmente é gestor de unidade operacional - SENAI - Departamento Regional do Ceará. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, Inovação em serviços e hotelaria.

Silvia Maria Dias Pedro Reboucas, PPAC-UFC Universidade Federal do Ceará

Possui doutorado em Estatística e Investigação Operacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2011), Mestrado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (2007) e Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação, no ramo de especialização de Probabilidades e Estatística, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (2001). É professora adjunta na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da UFC. Foi Coordenadora do Curso de Administração Noturno, Vice-Coordenadora do Curso de Administração Diurno e Coordenadora Pedagógica da FEAAC junto ao Programa de Iniciação à Docência da UFC de Janeiro/2013 a Dezembro/2015. É membro do Laboratorio de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade (LECoS) e do Grupo de Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade (InoS) da UFC. Desenvolve pesquisas em análise estatística de dados aplicada à Administração, à Atuária e à Controladoria, com destaque para a análise multivariada aplicada, a modelação espaço-temporal e o data mining.

Jose Carlos Lazaro Silva Filho, PPAC-UFC Universidade Federal do Ceará

Professor Associado da Universidade Federal do Ceará, Atual vice coordenador do PPAC/UFC (Ago-2017)desenvolveu estudos de Pos-Doutorado no Zentrum Technik und Gesellschaft (ZTG) da TU-Berlin (Fev.2016-Jan.2017), é Doutor em Planejamento Ambiental pela Technische Universität-Berlin (Alemanha), no Institut für Management in der Umweltplanung (2005), possui mestrado em Administração na área de Gestão de C&T pelo PPGA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atua na pós graduação onde desenvolve pesquisas nas áreas de Inovações Sustentáveis, Inovação Social, Gestão da Inovação, Fair Trade, Green Supply Chain, Logistica e Sustentabilidade, Coordenou o Programa da Pós-Graduação em Administração e Controladoria - Profissional (PPAC-Prof) 2014/2015. Coordenou o Projeto UNIBRAL 1 (2012-2015) entre o DA-FEAAC-UFC e a SIB-HS-Bremen. Lider do grupo de pesquisa INOS (UFC).

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Braga, C. S. C., Reboucas, S. M. D. P., & Lazaro Silva Filho, J. C. (2017). Inovação em serviços: divergências e similaridades com o setor industrial. Estudos Do CEPE, (46), 110-130. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i46.8597

Edição

Seção

Artigos