INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PARA ONDE ESTAMOS INDO? UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES A PARTIR DA VIRADA DO MILÊNIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i44.8599

Palavras-chave:

internacionalização do ensino superior, estudo bibliométrico, dimensões da internacionalização.

Resumo

Nos últimos 20 anos a internacionalização do ensino superior cresceu para se tornar uma área de pesquisa respeitada (KEHM e TEICHLER, 2007), sendo que muitos estudos tem sido desenvolvidos sob a internacionalização do ensino superior (CHILDRESS, 2009). A partir destas informações, realizou-se um estudo bibliométrico da produção científica publicada entre 2000 e 2016 na área da internacionalização do ensino superior. Foram identificados e analisados 130 artigos a partir de 6 eixos articuladores. Quanto aos principais resultados destaca-se o aumento nas publicações a partir de 2013 e a grande variedade de temáticas abordadas nos estudos, com ênfase nas investigações sobre a mobilidade, nas estratégias de internacionalização, na comercialização do ensino e na cooperação internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Terra, Unisc

Mestranda em Administração de Empresas pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Jorge Francisco Bertinetti Lengler, Universidade de Santa Cruz do Sul

PhD em Marketing Internacional

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Terra, A., & Lengler, J. F. B. (2016). INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PARA ONDE ESTAMOS INDO? UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES A PARTIR DA VIRADA DO MILÊNIO. Estudos Do CEPE, (44), 147-168. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i44.8599

Edição

Seção

Artigos