Consultoria interna em gestão de pessoas: a chave para a atuação estratégica da área

Autores

  • Júlio Fernando da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i46.8778

Palavras-chave:

Consultoria Interna em Gestão de Pessoas. Gestão Estratégica de Pessoas. Alinhamento Estratégico.

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo compreender como a consultoria interna em gestão de pessoas contribui para a atuação da gestão estratégica de pessoas. Por meio da revisão de literatura, constata-se que o modelo de consultoria interna incorporado às estratégias e práticas de gestão de pessoas possibilita o alinhamento entre as pessoas e a estratégia corporativa, favorecendo a comunicação nas equipes e na própria organização. Ademais, as pesquisas empíricas sobre o tema revelam algumas evidências que podem estar diretamente relacionadas ao sucesso do modelo de consultoria interna, sendo elas: a preparação do consultor interno, do gestor, da alta administração, e posteriormente de toda a organização. Para o desenvolvimento de futuras pesquisas sugerem-se alguns aspectos teóricos oportunos para legitimação empírica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Fernando da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Mestre em Administração e Professor do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Membro do Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho (NERHURT) da PUC Minas.

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Silva, J. F. da. (2017). Consultoria interna em gestão de pessoas: a chave para a atuação estratégica da área. Estudos Do CEPE, (46), 131-148. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i46.8778

Edição

Seção

Artigos