Criação de instrumento de mensuração da satisfação do cliente para fertilizantes de solo

Autores

  • Carlos Otávio Zamberlan Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Rudnei Johann de Abreu Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Victor Gama Azambuja Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i46.9890

Palavras-chave:

Soja, Satisfação do Cliente, Fertilização, Agronegócios

Resumo

No ambiente altamente competitivo que as empresas se encontram, atentar para a satisfação do cliente torna-se cada vez mais importante. O objetivo deste trabalho é criar um modelo de avaliação da satisfação do cliente aplicada a Empresa de fertilizantes agrícolas TIMAC Agro Brasil. Para atingir o objetivo foi feito um levantamento sobre as metodologias utilizadas nesse intuito e foram desenvolvidas variáveis relacionadas à satisfação do cliente, adaptadas ao meio rural e a cultura da soja. Através de análise fatorial e testes de confiabilidade interna, chegou-se a um modelo composto por um construto e cinco subconstrutos relacionados com satisfação do cliente.

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Biografia do Autor

Carlos Otávio Zamberlan, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Economia pela UFRGS, Professor do Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas produtivos, UEMS.

Rudnei Johann de Abreu, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Administração de Empresas pela UEMS

Victor Gama Azambuja, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ-USP e professor efetivo do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

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Publicado

2017-07-05

Como Citar

Zamberlan, C. O., Abreu, R. J. de, & Azambuja, V. G. (2017). Criação de instrumento de mensuração da satisfação do cliente para fertilizantes de solo. Estudos Do CEPE, (46), 91-109. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i46.9890

Edição

Seção

Artigos