Análise da evolução do mercado de franquias no Brasil entre 2003 e 2017

Autores

  • Julio Cesar de Oliveira UFRGS
  • Rodrigo Drebes Scarinci UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i0.12149

Palavras-chave:

franquias, mercado, empreendedorismo

Resumo

O presente artigo O presente artigo tem por objetivo principal fazer uma análise do crescimento do mercado de franquias no Brasil, entre 2003 e 2017, bem como apontar quais os segmentos desse setor que mais crescem no último ano. Para atingir o objetivo proposto, analisa-se os seguintes indicadores: faturamento anual, número de redes franqueadoras e de unidades franqueadas, e número de empregos diretos. Também se avalia o faturamento trimestral por segmentos desse setor no ano de 2017. O estudo concluiu que o mercado de franquias manteve crescimento contínuo ao longo do período analisado, no tocante ao faturamento, ao número de unidades e de empregos diretos, apesar de exibirem taxas decrescentes nos últimos dois anos. Contudo, o número de rede franqueadores apresentou queda, sobretudo, nos três últimos anos, em função da retração da atividade econômica no país. Por fim, observou-se que os segmentos que mais cresceram, em 2017, em ordem de grandeza, foram Moda, Serviços Automotivos e Limpeza e Conservação. Todos com taxas superiores a vinte por cento ao ano, apesar de tais segmentos não corresponderem às primeiras colocações em termos de participação no faturamento total do setor.

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Biografia do Autor

Julio Cesar de Oliveira, UFRGS

Departamento de Economia

Rodrigo Drebes Scarinci, UFRGS

Graduado nessa Universidade

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Publicado

2018-09-12

Como Citar

Oliveira, J. C. de, & Scarinci, R. D. (2018). Análise da evolução do mercado de franquias no Brasil entre 2003 e 2017. Estudos Do CEPE, 131-144. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i0.12149

Edição

Seção

Artigos