DINÂMICA DE SISTEMAS PARA ANALISAR O CONSUMO DE BIODIESEL E SUA RELAÇÃO COM A EMISSÃO DE CO2 DO TRANSPORTE PÚBLICO EM UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Glauco Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Luis Felipe Dias Lopes Universidade Federal de Santa Maria
  • Gilnei Luiz de Moura Universidade Federal de Santa Maria
  • Steffani Nikoli Dapper Universidade Federal de Santa Maria
  • Clarissa stefani Teixeira UFSM
  • Denise Adriana Johann Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.vi52.16106

Palavras-chave:

Systems Dynamics, CO₂ Emission, Transport without tariffs, Biodiesel

Resumo

Este trabalho apresenta a compreensão, desenvolvimento e execução de um modelo computacional, cuja principal funcionalidade é analisar a quantidade de emissões de CO2 relacionadas ao transporte público em uma cidade do Rio Grande do Sul, onde três cenários foram gerados com diferentes percentuais de Biodiesel somados a diesel mineral. Para o desenvolvimento do modelo, foi utilizado o método System Dynamics. Matematicamente, um modelo System Dynamics é um sistema de equações lineares. Em geral, esse sistema é muito complexo para ser resolvido analiticamente e, portanto, utiliza-se a integração numérica. Por meio do Vensim, foi possível desenvolver, documentar, simular e analisar os modelos, verificando o impacto ambiental e social causado pela coleção nas sete linhas pesquisadas. Para a implementação no simulador Vensim (versão 2020), foram utilizados dados históricos para verificar a integração entre os módulos componentes do modelo, bem como os resultados gerados, uma vez que os outputs produzidos pelo modelo de simulação foram avaliados a partir de dados reais. fornecido a eles. Os resultados foram satisfatórios e atenderam às expectativas dos projetistas quanto à redução do impacto ambiental na transformação do Biodiesel em Diesel mineral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauco Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Redes de Computadores pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria(2016) e Doutorando pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, participante de pesquisa na área de Sistemas de Informação, Pesquisa Operacional e Sustentabilidade Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de sistemas complexos e ambientais.

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Depto. de Ciências Administrativas / Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa: COMPORTAMENTO INOVADOR, ESTRESSE E TRABALHO. Graduação em Matemática pela Faculdade Imaculada Conceição (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Publicou 236 artigos em periódicos especializados e 578 trabalhos em anais de eventos. Possui 7 livros publicados e 30 capítulos de livros. Participou de 115 eventos. Orientou 6 teses de doutorado, 59 dissertações de mestrado, co-orientou 8, orientou 74 monografias de especialização, 52 trabalhos de iniciação científica e 53 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Administração, Engenharia de Produção, Estatística Aplicada e Enfermagem. Recebeu 22 prêmios e/ou homenagens. Membro do Comitê de Avaliadores do MEC, FAPEMA, FAPESPA e FAPESC. Membro do Comitê Científico da CAPES e CNPq na área de Administração. Tem experiência na área de: - Estatística: com ênfase em Métodos Quantitativos e Análise Multivariada; - Administração, com ênfase em Inovação Tecnológica, Comportamento organizacional e Doenças Comportamentais. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica são: estatística aplicada, inovação tecnológica, comportamento organizacional e doenças comportamentais. Em suas atividades profissionais interagiu com 1806 colaboradores em co-autorias de projetos, grupos de pesquisa e trabalhos e artigos científicos.

Gilnei Luiz de Moura, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Administração pela Escola de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado Nível 2 da Universidade Federal de Santa Maria, pertencente ao quadro docente do Departamento de Ciências Administrativas do CCSH, atual Coordenador do Curso do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSM). Editor Associado da RAC - Revista de Administração Contemporânea, Membro do Conselho Editorial Científico da Revista Eletrônica de Administração e Turismo ? UFPEL, Associate Editor of Journal of Financial Innovation, Member of Editorial Board of World Journal of Business and Management - Macrothink Institute, Member of Editorial Review Board of The International Journal of Management Science and Information Technology (IJMSIT). Foi orientador da tese de doutorado vencedora do Prêmio CAPES de Teses de 2019.Colaborador do Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública e em Gestão Universitária. Líder do grupo de pesquisa: Mutare: Grupo de Pesquisa em Mudanças Organizacionais, Inovação e Comportamento Organizacional (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6456665343362917). Atuais interesses de pesquisa incluem estratégia e planejamento corporativos, gestão estratégica da inovação, inovação e empreendedorismo, gestão estratégica e estrutura organizacional, gestão de processos organizacionais, abordagens relacionadas a capacidades dinâmicas, mudanças organizacionais e processos de tomada de decisão.

Steffani Nikoli Dapper, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Administração da UFSM, Mestre em Engenharia de Produção (UFSM), Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM) e Graduada em Administração (UFSM). Possui registro no Conselho Regional de Administração sob o n° 050465/O. Atua nas áreas de Gestão da Produção, Sistemas de Informação, Pesquisa Operacional e Análise Estatística de Dados. Docente dos cursos de Administração e Tecnologia em Gestão Comercial na Faculdade Integrada de Santa Maria. Tem interesse na aplicação de métodos estatísticos em pesquisas da área da administração.

Clarissa stefani Teixeira, UFSM

Pós-Doutora e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Mestrado e Doutorado) e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Na área científica possui mais de 170 artigos publicados e é revisora de 14 periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência em elaboração e gestão de projetos com órgãos de fomento e financiamento como: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Tem experiência na área pública atuando como Gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de Santa Catarina - Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) na gestão e operação de projetos em âmbito Estadual e elaboração da Política Estadual de CT&I e implantação de habitats de inovação. Além disso, tem atuação no apoio de projetos com parcerias público-privadas e na implantação de laboratórios de inovação de governo, principalmente com experiência de mudança de cultura para a inovação em órgãos públicos e na implantação de processos de inovação aberta. Em meio empresarial teve atuação em gestão de habitats de inovação, construção de metodologias para habitats de inovação se associando a gestão de incubadoras, pré-incubadoras, centros de inovação, ambiente maker e coworking. Atuou como supervisora geral da reformulação do Portal do Professor - parceria UFSC e Ministério da Educação e participou da implantação do cluster de inovação na educação em Santa Catarina Coordena o projeto Fortalecimento de Habitats de Inovação que atua na ativação do ecossistema catarinense e na implantação dos 13 Centros de Inovação do Estado de Santa Catarina, da Rede de Inovação de Florianópolis e na implantação do Living Lab Florianópolis. É líder do grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento ? único grupo do Brasil certificado no CNPq com foco em habitats de inovação e empreendedorismo. (via.ufsc.br). O grupo é detentor de metodologias de orquestração de ecossistema, implantação e operação de ambiente maker, incubadoras, pré-incubadoras, espaços de inovação aberta com interação de startups e gamificação para a inovação. Tem experiência internacional e conexões com pesquisadores e ambientes de inovação de países como Espanha, Portugal, Colômbia, México, China, Itália, Argentina e Uruguai.

Denise Adriana Johann, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração - UFSM; Linha de Pesquisa: Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008). Programa especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional na Universidade Federal de Santa Maria- PEG/UFSM em andamento. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Comportamento, Estresse e Trabalho - GPCET/UFSM.. Experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, gestão de projetos, inovação, educação empreendedora e comportamento empreendedor. Áreas de interesse: Economia, Empreendedorismo e Comportamento Organizacional.

Downloads

Publicado

2021-11-11

Como Citar

Rodrigues, G. O., Lopes, L. F. D., de Moura, G. L., Dapper, S. N., Teixeira, C. stefani, & Johann, D. A. (2021). DINÂMICA DE SISTEMAS PARA ANALISAR O CONSUMO DE BIODIESEL E SUA RELAÇÃO COM A EMISSÃO DE CO2 DO TRANSPORTE PÚBLICO EM UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL. Estudos Do CEPE, (52), 53-66. https://doi.org/10.17058/cepe.vi52.16106

Edição

Seção

Artigos