FRANQUIAS COMO APOIO ÀS ESTRATÉGIAS DE MARKETING E DE COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DUMOND

Autores

  • Ernani Cesar de Freitas
  • Mauricio Barth
  • Patrícia Ledur

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i33.1783

Resumo

Em um sistema de franquias, o Marketing é um instrumento fundamental, pois é necessário utilizar-se de suas estratégias - especialmente estratégias de distribuição - para que o processo de implantação de Franchising seja bem sucedido. Este trabalho, que se propõe a contribuir com o tema “Marketing: um estudo no segmento de Franquias”, busca analisar a adoção de um sistema de franquias pela empresa Dumond, do segmento calçadista, localizada em Sapiranga/RS, sob o âmbito da estratégia de Marketing e de competitividade, assim como os impactos percebidos por seus franqueados. O trabalho desenvolveu-se a partir de pesquisa descritiva e de um estudo de caso. Através da aplicação de entrevista com a empresa franqueadora e de questionários com franqueados da marca Dumond, foi possível verificar as principais vantagens e desvantagens do Franchising para ambas as partes. Os resultados mostram que mediante a adoção do Franchising como estratégia de Marketing de distribuição, a empresa Dumond visa tornar-se mais competitiva no mercado; além disso, os franqueados consideram o Franchising uma alternativa mais vantajosa e segura de se empreender um negócio próprio.

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Publicado

2011-07-06

Como Citar

Freitas, E. C. de, Barth, M., & Ledur, P. (2011). FRANQUIAS COMO APOIO ÀS ESTRATÉGIAS DE MARKETING E DE COMPETITIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DUMOND. Estudos Do CEPE, (33), 127-156. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i33.1783

Edição

Seção

Artigos