ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS ÀS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO

Autores

  • Mariangela Ravanello Câmara de Vereadores de Estrela Velha
  • Juliana Luisa Marcuzzo Prefeitura Municipal de Venâncio Aires - RS
  • Márcia Rosane Frey Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i42.4818

Palavras-chave:

NBC TSP. Setor público. Harmonização contábil.

Resumo

As Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBC TSP constituem o novo modelo de gestão de recursos públicos, reforçando dispositivos contidos na Lei n. 4.320/1.964 e na Lei Complementar n. 101/2.000. Para o setor público, principalmente para os pequenos municípios, a adoção do novo padrão constitui-se num grande desafio. Nesse contexto, o presente estudo teve por objetivo verificar e analisar o processo de adequação dos municípios da Região Centro-Serra do Estado do Rio Grande do Sul - RS às mudanças da contabilidade aplicada ao setor público. Para o levantamento dos dados empíricos junto às prefeituras da Região Centro Serra, utilizou-se a pesquisa de levantamento, visando identificar o nível de conhecimento dos profissionais, a aplicação das novas normas e as condições da estrutura organizacional. Os resultados apontaram que os profissionais da área contábil ainda possuem pouco conhecimento em relação à complexidade das mudanças e que a aplicação dos novos procedimentos ainda não está sendo realizada pelos municípios. A estrutura organizacional na grande parte dos municípios analisados, no que se refere aos sistemas informatizados e fluxo de informações, não está preparada para atender às exigências das novas normas, ficando evidenciada a carência de profissionais capacitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariangela Ravanello, Câmara de Vereadores de Estrela Velha

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, Especialista em Controladoria pela Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, cursando MBA em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela Uninter, Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Unisc e Contadora da Câmara de Vereadores de Estrela Velha. fone (51)97141048

Juliana Luisa Marcuzzo, Prefeitura Municipal de Venâncio Aires - RS

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Especialista em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Especialista em Administração Pública e Gerenciamento de Cidades pela Uninter , Professora do Curso de Ciências Contábeis – Unisc, Auditora Interna municipal da prefeitura de Venâncio Aires. fone: (51) 97013064.

Márcia Rosane Frey, Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

Doutoranda e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Especialista em Administração Financeira. Bacharel em Ciências Contábeis. Professora do departamento de Ciências Contábeis da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNSC.

Downloads

Publicado

2015-11-11

Como Citar

Ravanello, M., Marcuzzo, J. L., & Frey, M. R. (2015). ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS ÀS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO. Estudos Do CEPE, (42), 113-130. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i42.4818

Edição

Seção

Artigos