A PERSPECTIVA DO JOVEM, FUTURO GESTOR, FRENTE AOS DESAFIOS PROPOSTOS PELOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS: um diagnóstico preliminar quanto a sua futura atuação

Autores

  • Wesley Antonio Gonçalves Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM
  • Dagmar Silva Pinto de Castro Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP
  • Dalila Alves Corrêa Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP
  • Rívia Dornelas de Souza Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i41.5721

Palavras-chave:

1. Perspectivas do ser humano. 2. O medo à liberdade. 3. Estudantes de gestão. 4 Gestão de pessoas. 5 Estudos Organizacionais

Resumo

O estudo teve como objetivo diagnosticar como os jovens estudantes do curso de gestão definem e percebem os fatores referentes ao homem e ao do medo à liberdade para desenvolver suas futuras atribuições subjetivas como futuros gestores e sua posterior execução profissional. Para atingir a proposta, foi empregado o método de pesquisa qualitativa utilizando-se roteiro de entrevista focalizada com o intuito de observar a sua ontologia. Os respondentes demonstraram utilizar-se na sua vida acadêmica as inclinações conceituais perante várias definições encontradas na literatura o que litigiou as premissas dos autores em relação ao ser humano e as atividades profissionais que enfrentarão como futuros gestores, mesmo levando em consideração as diferenças de décadas (tempo).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Antonio Gonçalves, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

Doutorando em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP; Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; Docente Efetivo do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM (em licença para dedicação total ao doutorado); Área de Pesquisa: Gestão de Pessoas e Gestão Organizacional. Interesse pelas seguintes áreas de pesquisa: Gestão de Pessoas; Gestão por Competência; Sistemas de Remuneração e Recompensas; Agregação de valor e capital intelectual; Comportamento e Mudança Organizacional; Liderança; Teorias organizacionais; Método de pesquisa Qualitativa; Ciência Sociais; Profissionais de Tecnologia da Informação; Administração de Sistemas de Informação; Gestão de TI.

Dagmar Silva Pinto de Castro, Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação - Doutorado em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios, Universidade Metodista de Piracicaba; atuou, também, como Professora da Universidade Metodista de São Paulo, tendo orientado mestrado, trabalho de conclusão de curso e iniciação científica;Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1990), mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (1995) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP (2002).; Pós-Doutorado pela Universidade de Washington (UW); Associada da ABRAPSO, SEPQ-Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos (diretoria-2007); membro da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (diretoria/2008), associada da ANPAD, associada da ABRH, Membro do Conselho da Mulher Empresária-CME (2014), consultora técnica de pesquisas em nível municipal, regional e nacional; Membro do Conselho Editorial do Jornal Espaço e Cidadania; parecerista de revistas nacionais e internacionais; publicações em revistas e livros nacionais e internacionais; experiência profissional como psicóloga. Desenvolve estudos na área da Psicologia do Trabalho e Organizacional, Subjetividade, Ética e Responsabilidade Social, Políticas Públicas Integradas.

Dalila Alves Corrêa, Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP

Doutora em Administração pela FEA-USP - Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Mestre em Administração pela EAESP-FGV - Escola de Administração do Estado de São Paulo Fundação Getulio Vargas. Graduada em Administração de Empresas pela PUCCAMP - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora do Núcleo Permanente do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas - GEOGEP. Coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento do Capital Humano da Faculdade de Gestão e Negócios/ UNIMEP. Área de atuação profissional: ensino e pesquisa na pós-graduação (strito sensu e lato sensu). Ensino, pesquisa e extensão da graduação em Administração. Principais temas de sua produção bibliográfica: gestão de pessoas; comportamento humano nas organizações; gestão da diversidade; trabalho e gerações; conhecimento e aprendizagem organizacional; capital humano, identidade organizacional, pesquisa qualitativa em Administração.

Rívia Dornelas de Souza, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Pós graduanda em Direito Notarial e Registral pela Faculdade Anhanguera - Uniderp. Bacharel em Direito pela Faculdade Atenas (2013) e Licenciatura em Letras pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2004). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Leciona na área de Letras nas E.E. "João Guimarães Rosa" e E.E. "José Romero da Silveira" Pós graduanda em Direito Notarial e Registral pela Faculdade Anhanguera - Uniderp. Bacharel em Direito pela Faculdade Atenas (2013) e Licenciatura em Letras pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2004). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Leciona na área de Letras nas E.E. "João Guimarães Rosa" e E.E. "José Romero da Silveira"

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Gonçalves, W. A., Castro, D. S. P. de, Corrêa, D. A., & Souza, R. D. de. (2015). A PERSPECTIVA DO JOVEM, FUTURO GESTOR, FRENTE AOS DESAFIOS PROPOSTOS PELOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS: um diagnóstico preliminar quanto a sua futura atuação. Estudos Do CEPE, (41), 153-169. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i41.5721

Edição

Seção

Artigos