O caso Petrobrás e o grau de investimento corporativo

Autores

  • Sergio Cavagnoli Guth UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS
  • Queli Daiane Petrolli UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i0.11883

Palavras-chave:

Crise Econômica, Petrobras, Rating de Guth.

Resumo

O presente estudo busca responder a problemática: como a crise vivenciada a partir do ano de 2008, no caso específico da Petrobrás contemplando especificamente suas políticas de gestão interferiu diretamente no contexto de seu grau de investimento coorporativo? Para encontrar respostas a problemática objetiva-se evidenciar a evolução do grau de investimento da empresa por meio do Rating de Guth no período de 2006-2015.Portanto este estudo caracteriza-se quanto ao tipo como sendo pesquisa aplicada, quanto aos objetivos podemos ressaltar que é uma pesquisa exploratória. O estudo concluiu que o indicador econômico e financeiro revela-se eficiente na medida que leva a reflexão de que as condições da empresa apresentaram regressão na evolução temporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Cavagnoli Guth, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Aveiro Portugal (2012), reconhecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - (2013); Mestre em Ciências Contábeis "ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - CONTROLADORIA" pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005); Especialista em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Passo Fundo (1998); Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (1996). Professor da Universidade de Caxias do Sul, (Graduação e Pós Graduação Stricto Sensu PPGA e Lacto Sensu) e do Instituto de Ciências Sociais para Educação Corporativa ICSEC, (Pós Graduação Lacto Sensu). È escritor. È pesquisador da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO, da Universidade de Caxias do Sul - UCS; da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, e Unidade de Investigação Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), da Universidade de Aveiro. Atua como assessor e consultor de empresas no Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nas áreas de gestão empresarial. Tem experiência nas áreas de Economia, Contabilidade e Administração, com ênfase em Gestão do Controle, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de riscos, gerenciamento de custos, gestão financeira, gestão tributária, empreendedorismo, planejamento, controles de gestão e sistema de informações.

Downloads

Publicado

2018-09-12

Como Citar

Guth, S. C., & Petrolli, Q. D. (2018). O caso Petrobrás e o grau de investimento corporativo. Estudos Do CEPE, 23-35. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i0.11883

Edição

Seção

Artigos