O MODELO DE PRECIFICAÇÃO POR ARBITRAGEM NO CONTEXTO DOS FUNDOS DE INVESTIMENOS BRASILEIROS

Autores

  • Bruno Milani Universidade Federal de Santa Maria
  • Paulo Sérgio Ceretta Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i39.3806

Palavras-chave:

Precificação, Fundos de Investimento, Modelo APT

Resumo

O objetivo deste estudo é precificar o retorno dos fundos de investimento brasileiros com base na aplicação da Arbitrage Pricing Theory, também conhecido como modelo APT, oriundo dos estudos de Ross (1976). Primeiramente, apresentou-se o modelo original proposto por Ross (1976), além dos fatores definidos posteriormente por Chen, Roll e Ross (1986). Em seguida, foram exploradas as adaptações realizadas para a aplicação do modelo no contexto brasileiro. Utilizando dados de frequência mensal, que abrangem o período de abril de 2001 a fevereiro de 2009, o estudo abordou fundos de investimento de gestão ativa e passiva cujos benchmarks são o Ibovespa e o IBrX, além de segregar todas as análise em quartis, para ajustar-se a possíveis discrepâncias em decorrência das diferenças de tamanho entre os fundos. Os resultados evidenciam que o retorno dos fundos é precificado pelos fatores do modelo APT, tornando este um complemento importante do tradicional modelo CAPM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Milani, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor do curso de Administração da Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS).

Paulo Sérgio Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor Adjunto do departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2014-07-08

Como Citar

Milani, B., & Ceretta, P. S. (2014). O MODELO DE PRECIFICAÇÃO POR ARBITRAGEM NO CONTEXTO DOS FUNDOS DE INVESTIMENOS BRASILEIROS. Estudos Do CEPE, (39), 55-78. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i39.3806

Edição

Seção

Artigos