O Processo De Inovação Na Educação: Um Estudo Em Uma Organização Educacional

Autores

  • Marcelo de Moraes Cordeiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Danielle Pozzo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i42.5567

Palavras-chave:

Inovação – Educação – Processo de Inovação.

Resumo

Este artigo objetiva analisar o processo de inovação no campo da educação, a partir de um caso brasileiro. A pesquisa, qualitativa, foi realizada na Rede Marista de Colégios, reconhecida pelas diversas inovações já desenvolvidas. A coleta consistiu em entrevistas semiestruturadas e dados secundários. Os dados, analisados por categorização a priori, revelaram um processo de inovação ainda desestruturado. Embora invista no desenvolvimento de um processo formal de inovação, a organização enfrenta dificuldades quanto à quebra dos paradigmas de ensino tradicional, evidenciando o impacto de path dependence. Foi identificado que fatores externos impactam neste processo de inovação, como incentivadores ou limitadores.

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Biografia do Autor

Marcelo de Moraes Cordeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Administração (PUCRS), Mestre em Administração (UFRGS), Graduado em Relações Públicas (UFSM).

Danielle Pozzo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Administração (PUCRS), Mestre em Administração (PUCRS), Graduado Administração (FAPA)

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Publicado

2015-11-11

Como Citar

Cordeiro, M. de M., & Pozzo, D. (2015). O Processo De Inovação Na Educação: Um Estudo Em Uma Organização Educacional. Estudos Do CEPE, (42), 131-149. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i42.5567

Edição

Seção

Artigos