PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: O ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES

Autores

  • Rita Inês Pauli Universidade Federal de Santa Maria.
  • Luana dos Santos Fraga
  • Kelmara Mendes Vieira

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i42.6640

Palavras-chave:

Programa Bolsa Família. Condicionalidades. Educação. Saúde.

Resumo

O objetivo do artigo é mostrar se as condicionalidades do Programa Bolsa Família estão sendo cumpridas, e se são aplicadas advertências no caso de ocorrência de descumprimento pelas famílias beneficiárias. Relaciona-se o acompanhamento das condicionalidades vis a vis o avanço de índices sociais e econômicos do país. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e de cunho quantitativo. Foram utilizados e comparados os dados secundários do Brasil e Rio Grande do Sul (RS), coletados no Portal Data Social. Os resultados com relação ao cumprimento das condicionalidades concernentes à educação, mostraram que o percentual de beneficiários acompanhados na frequência escolar aumentou entre os anos de 2009 e 2013, no Brasil e numa proporção maior no RS. Os dados relativos à saúde revelaram avanços, porém, é muito elevado o percentual de beneficiários não acompanhados em ambas as esferas. As informações sociais e econômicas de 2004 e 2012 , indicaram uma redução das taxas de analfabetismo, percentual de pessoas em extrema pobreza, domicílios em situação de habitação precária, trabalho infantil , desigualdade de renda e aumento no rendimento per capita das famílias. Depreende-se que há uma necessidade de maior fiscalização, uma vez que houve um maior número de descumprimentos em relação às penalidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Inês Pauli, Universidade Federal de Santa Maria.

Professora associada e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria-RS. Doutora em Política Econômica pela Universidade Estadual de Campinas – SP.

Luana dos Santos Fraga

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal de Santa Maria.

Kelmara Mendes Vieira

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

Pauli, R. I., Fraga, L. dos S., & Vieira, K. M. (2015). PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: O ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES. Estudos Do CEPE, (42), 150-165. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i42.6640

Edição

Seção

Artigos