Atividades culturais e de lazer praticadas por alunos de escolas com diferentes estruturas esportivas em seu entorno

Autores

  • Alfriéli Nunes de Moraes
  • Priscila Tatiana da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
  • Letícia de Borba Schneiders
  • Heloisa Elesbão
  • Cézane Priscila Reuter

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v18i4.11308

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Escola, Lazer, Estruturas esportivas.

Resumo

Objetivo: verificar se existe diferença no perfil das atividades culturais e de lazer praticadas por alunos de escolas com diferentes estruturas esportivas em seu entorno. Método: estudo transversal, com 389 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre sete e 17 anos, estudantes da rede pública da zona urbana do município de Santa Cruz do Sul-RS. As atividades culturais e de lazer foram avaliadas através de questionário. Resultados: a amostra apresenta homogeneidade para a alta ou baixa presença de estruturas para a prática de atividades físicas e esportivas em seu entorno. Constatou-se alta prevalência de escolares que nunca/às vezes realizam ao menos 30 minutos de atividades físicas moderadas/intensas, sendo que essa proporção alcançou 69,2% das meninas e 37,6% dos meninos em escolas com alta presença de estrutura em seu entorno e 70,6% das meninas e 47,4% dos meninos, em escolas com baixa estrutura em seu entorno. Observa-se maior frequência de meninos que realizam, quase sempre ou sempre, exercícios que envolvam força e alongamento muscular, nas escolas que possuem alta presença de estruturas no seu entorno (p=0,010). Porém, não foram observadas diferenças significativas para o tempo de tela e demais aspectos relacionados à prática de atividade física. Conclusão: conclui-se que meninos que estudam em escolas com alta presença de estruturas para a prática de atividades físicas e esportivas, em seu entorno, realizam com mais frequência atividades de força e alongamento muscular. Todavia, não foram observadas diferenças significativas para o tempo de tela e demais aspectos relacionados à prática de atividade física, nas escolas que possuem alta ou baixa presença de estruturas em seu entorno.

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Publicado

2017-10-02

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL