Livro didático nas aulas de Educação Física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto de irati-PR

Autores

  • Evandro Silva Alves
  • Luciana da Silva Timossi
  • Ricardo Alfeu Santos

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v10i2.1713

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Livro Didático Público

Resumo

Historicamente a disciplina de Educação Física foi ministrada sem o auxílio de livro didático distribuído pelo governo e que essa condição juntamente com outras problemáticas da área, justifica em parte, aulas dessa disciplina com métodos, conteúdos e pedagogia ultrapassados. No entanto, no ano de 2006 foi implantado na rede estadual de ensino do Estado do Paraná um livro didático público (LDP) de Educação Física ocasionando a realização desse estudo que tem como objetivo investigar quais os significados atribuídos ao LDP de Educação Física por professores dessa disciplina da rede estadual de ensino da cidade de Irati-PR. E para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Participaram da pesquisa professores de Educação Física do Ensino Médio e a coleta dos dados foi por intermédio de um questionário com questões abertas e semi-abertas. Os resultados apontam para o fato de que os professores de Educação Física consideram o LDP um grande avanço no que diz respeito à histórica falta de materiais didáticos nas aulas de Educação Física e da mesma forma alegam que esse material possui um grande valor como meio de pesquisa juntamente com outros materiais didáticos, mas que para um melhor rendimento no processo ensino aprendizado necessita de transformações e ou adaptações. Portanto, é nítido que dificilmente vá existir um livro didático que supra todas as necessidades da Educação Física escolar, mas um conjunto de variados materiais pode vir a conseguir suprir parte das necessidades dessa disciplina nas diferentes regiões e culturas.

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Publicado

2010-11-22

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL