Respostas fisiológicas e metabólicas em escolares submetidos a aulas de educação física voltadas ao desenvolvimento da aptidão cardiorespiratória

Autores

  • Sandra Fachineto
  • Vanderlize H.B. Willms

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v12i1.2209

Palavras-chave:

Aptidão Física, Saúde, Educação Física

Resumo

Bons níveis dos componentes da aptidão física relacionada à saúde representam boas condições de vida, longevidade e menor risco de adquirir doenças hipocinéticas. Assim, este estudo teve por objetivo analisar as respostas fisiológicas - VO2max, Frequência cardíaca de repouso (FC), pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica de repouso (PAD) e metabólicas - gasto energético de repouso (GER) antes e após um programa orientado de atividades aeróbias em 22 adolescentes do 2º ano do ensino médio de uma escola Pública de Mondaí/SC. O resultado no Teste t pareado mostrou que quando comparados os valores médios das variáveis fisiológicas e metabólicas em relação a todo o grupo de alunos, foram constatadas diferenças significativas para todas as variáveis (VO2max, PAS e FC de repouso, GE de repouso) com exceção para a PAD. Já na análise por gênero, observaram-se diferenças significativas no VO2máx e na PAD nos meninos e no VO2máx, FC e PAS nas meninas. Quanto ao gasto energético, não houve mudança significativa para ambos os gêneros. A partir disso, pode-se inferir que com um programa orientado de atividade física voltado para a saúde durante as aulas de Educação Física, é possível contribuir na saúde dos escolares.

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Publicado

2012-05-06

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL