A motivação dos alunos do ensino médio: realização das aulas de Educação Física

André Luis Xavier Peres, Bruno Borrin Marcinkowski

Resumo


Com a finalidade de analisar a motivação dos alunos do Ensino Médio é de fundamental importância associá-los aos contextos da psicologia do esporte e compreender melhor os conceitos de ensino-aprendizagem para a Educação Física Escolar. O estudo teve como objetivos principais: analisar a motivação dos alunos do Ensino Médio, para a prática da Educação Física; verificar quais os principais aspectos motivacionais que levam a amostra a praticar a Educação Física. Na metodologia, foram investigados 30 alunos de duas turmas de 1º ano do Ensino Médio de uma escola da cidade de Porto Alegre/RS. O protocolo utilizado foi um questionário de motivação de Gill1, composto de 18 questões adaptadas para o ambiente da Educação Física escolar. Verificou-se que, os principais aspectos motivacionais dos alunos do Ensino Médio, para a prática de Educação Física, estão relacionados às categorias amigos, equipe e habilidades. É necessário estudar a fundamentação e práticas motivacionais que melhoram as práticas e estratégias para uma boa aula de Educação Física.

Palavras-chave


Aspectos Motivacionais; Atividade Física; Escola

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/cinergis.v13i4.2885

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo