Indicadores de saúde em escolares: avaliação do estado nutricional e desempenho motor

Autores

  • Andressa Ribeiro Contreira
  • Renata Capistrano
  • Annelise do Vale Pereira de Oliveira
  • Thais Silva Beltrame

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v14i1.3533

Palavras-chave:

Desempenho Motor, Estado Nutricional, Escolares

Resumo

Objetivo: Investigar a relação entre o desempenho motor e estado nutricional em escolares. Método: Participaram 27 adolescentes, de ambos os sexos, com idades de 11 a 13 anos (média 11,74 ±0,7anos), de uma escola particular de Florianópolis/SC. O desempenho motor foi avaliado por meio do MABC-2. Para aferição do estado nutricional utilizou-se o cálculo do IMC. Resultados: Dos 27 participantes, seis apresentaram risco/indicativo de dificuldades motoras e nove sobrepeso. A grande maioria dos participantes apresentou estatura adequada para a idade. Verificou-se correlação estatisticamente significativa negativa, porém moderada, entre o IMC e desempenho total no MABC-2, indicando que quanto maior o IMC, pior o desempenho motor. Conclusão: Com base nesses resultados, sugere-se que, além da identificação das crianças com sobrepeso e/ou dificuldade motora, programas direcionados à atividade física e intervenções motoras sejam implementados, em especial no ambiente escolar, visando a manutenção das condições de saúde.

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Publicado

2013-11-28

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL