Atenção primária e os desafios à promoção da qualidade de vida de hipertensos

Autores

  • Caroline Brand Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Laísa Xavier Schuh Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Anelise Reis Gaya

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v14i3.4000

Palavras-chave:

Hipertensão Arterial Sistêmica, Fatores de Risco, Unidade Básica de Saúde

Resumo

A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica, de natureza multifatorial que afeta diretamente a qualidade de vida dos pacientes. Nesse contexto, O Ministério da Saúde, tem recomendado e promovido ações multiprofissionais na atenção primária à saúde, como o combate à hipertensão arterial sistêmica. Objetivo: abordar, a partir da literatura, a atuação da atenção básica, na prevenção e tratamento da Hipertensão arterial sistêmica - HAS e sua relação com fatores de risco e a qualidade de vida. Método: consistiu de pesquisas na literatura, a localização das fontes ocorreu em biblioteca convencional e em sistemas de busca na internet, como LILACS e SciELO. Foram definidas as seguintes palavras-chave: hipertensão arterial sistêmica, fatores de risco, unidade básica de saúde, qualidade de vida. Resultados e considerações finais: os estudos acessados, indicam que a hipertensão arterial sistêmica é causada por inúmeros fatores genéticos, obesidade e aspectos do estilo de vida como: dieta inadequada, sedentarismo, tabagismo e ingesta de bebida alcóolica. Destacando-se que a população necessita ampliar seu conhecimento a esse respeito e a intermediação neste processo deve ser feita predominantemente pela educação em saúde. Ressalta-se ainda que o Ministério da Saúde tem promovido ações multiprofissionais na atenção primária à saúde, sendo essas fundamentais para a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Contudo, tais questões não são efetivamente postas em ação, existindo a necessidade de estabelecer na atenção básica um atendimento integral do paciente hipertenso, que leve em conta os diferentes aspectos de sua saúde.

Biografia do Autor

Caroline Brand, Universidade de Santa Cruz do Sul

Bacharel em Educação Física (UFSM) Especialista em Atividade Física Desempenho motor e Saúde (UFSM) Mestranda em Promoção da Saúde (UNISC)

Laísa Xavier Schuh, Universidade de Santa Cruz do Sul

Bacharel em Enfermagem - UNISC Especialista em Enfermagem em Emergência - São Camilo/RS Mestranda do PPG em Promoção da Saúde - UNISC

Downloads

Publicado

2014-07-29

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO