Educação física na educação infantil: Uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física

Autores

  • Evandro Silva Alves Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR.
  • Luciana da Silva Timossi
  • Simone Marques Lima

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v15i1.4701

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Física, Ensino.

Resumo

A área de Educação Física Escolar é considerada por muitos como atividade meramente prática e sem reflexão teórica, colocando em dúvida seus benefícios para o ensino de alunos da educação básica. Objetivo: considerando esse e outros fatores, a seguinte pesquisa procurou analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física no ensino da educação infantil da rede municipal da cidade de Ponta Porã-MS. Método: foi utilizada a abordagem qualitativa, juntamente com uma pesquisa exploratória, através da utilização de um questionário de perguntas semiabertas. A pesquisa foi realizada em todos os Centros de Educação Infantil (CEINF) da rede municipal de ensino, no ano de 2010. Participaram da pesquisa nove (9) dos doze (12) professores de Educação Física que ministram aulas na educação infantil da rede municipal. Resultados e considerações finais: observa-se destaque de aspectos físico-motores, equilíbrio e repertório de significado social. Ficou evidenciado, no planejamento, as modalidades de jogo, lutas, esportes, ginásticas, danças e brincadeiras. Podemos perceber que, apesar de algumas deficiências, a Educação Física tem sido bem representada na primeira etapa da educação básica da cidade de Ponta Porã-MS.

Downloads

Publicado

2014-09-29

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL