Ações multidisciplinares na saúde integrando ensino-serviço: uma experiência de dez anos

Autores

  • Renita Baldo Moraes Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Maristela Soares Rezende
  • Leni Dias Weigelt
  • Beatriz Baldo Marques
  • Fabiana Assmann Poll
  • Gladis Benjamina Grazziotin
  • Martha Helena Segatto Pereira

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v15i3.4917

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Educação em saúde, Relações Comunidade-Instituição, Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivo: avaliar a processualística e os impactos percebidos pelos participantes do projeto de extensão “Atenção à Criança e ao Adolescente” da Universidade de Santa Cruz do Sul-RS, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar em diferentes cenários de práticas durante a trajetória de dez anos. Método: trata-se de relato de experiência de caráter qualitativo das atividades do projeto constituído por docentes e acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Odontologia. Atividades de educação em saúde, prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde são desenvolvidas na rede básica de saúde do município de Santa Cruz do Sul, Clínica de Odontologia da universidade e em hospitais dos municípios de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, ambos do Estado do Rio Grande do Sul. Resultados: diferentes desafios e conquistas foram vivenciados ao trabalhar de forma integrada para contemplar as demandas dos usuários, respeitando os limites de cada área do conhecimento sem sobreposição das mesmas, buscando superar a formação fragmentada dos docentes e acadêmicos. Considerações finais: experiências mostraram benefícios aos usuários, incentivando-os a serem multiplicadores dos conhecimentos e modificarem seu contexto. Atividades em diferentes cenários oportunizaram aos acadêmicos aprimorar seus conhecimentos, estimulando pesquisas e integração multiprofissional. Enquanto docentes, percebeu-se que a interdisciplinaridade ainda ocorre sutilmente, permitindo diferentes reflexões quanto à abordagem da atenção à saúde de crianças e adolescentes. Investimentos financeiros e políticas públicas são relevantes para manutenção e intensificação de projetos com propostas de mudanças na formação profissional, pois refletem na qualidade de vida dos usuários de serviços de saúde.

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Publicado

2014-10-10

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL